BACK
Política

Psol lança candidatura de Erundina à Presidência da Câmara

O Psol não se alinhou com outros partidos da esquerda brasileira e bateu o martelo na tarde desta sexta-feira, 15: terá candidatura própria à presidência da Câmara dos Deputados. A deputada Luiza Erundina será a representante da sigla na disputa pela sucessão de Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Com bancada composta por dez deputados federais e ciente da necessidade de 257 votos para conquistar o comando da Casa, o Psol investe na candidatura de Erundina de modo solo. Isso porque as demais siglas progressistas com representatividade na Câmara fecharam apoio ao nome de Baleia Rossi (MDB-SP), indicado pelo grupo de Maia. Estão no bloco legendas como PT, PCdoB, PDT, PSB, PV e Rede Sustentabilidade.

Lançada oficialmente pelo Psol, Erundina pode não contar com os votos de todos os colegas de partido. Na semana passada, a também socialista Sâmia Bomfim (SP) defendeu publicamente a inserção da legenda na aliança liderada pelo emedebista que, em 2016, votou favorável à abertura de impeachment contra Dilma Rousseff — fato até hoje defendido como “golpe” por integrantes da esquerda. A candidatura de Erundina precisou do aval da Executiva Nacional do partido, pois a deliberação da bancada acabou em empate.

Click to continue reading

Os candidatos

Aos 86 anos, Luiza Erundina entra para a lista de candidatos à presidência da Câmara dos Deputados. A ser realizada em 2 de fevereiro, a eleição para o comando da Casa já contava com outros sete parlamentares na disputa: Alexandre Frota (PSDB-SP), André Janones (Avante-MG), Arthur Lira (PP-AL), o já mencionado Baleia Rossi (MDB-SP), Capitão Augusto (PL-SP), Fábio Ramalho (MDB-MG) e Marcel Van Hattem (Novo-RS).