BACK
Internacional

Ex-sócio de filho de Joe Biden diz que democrata sabia de negócios na China

Em entrevista a jornalistas organizada pela campanha do presidente Donald Trump, que disputa a reeleição nos Estados Unidos, 1 ex-sócio de Hunter Biden, filho de Joe Biden, disse que o candidato democrata sabia das negociações que os 2 mantiveram com uma empresa de petróleo chinesa.

Anthony Bobulinski, que esteve com os jornalistas na 5ª feira (22.out.2020), afirmou que Hunter Biden consultou o pai, em 2017, sobre os planos de estabelecer parceria comercial com a empresa petrolífera chinesa CEFC China Energy Co. para investir nos Estados Unidos e em outros países.

O ex-sócio do filho de Biden disse ter ficado irritado com as declarações públicas de Joe Biden de que ele nunca discutiu as atividades de negócios internacionais de Hunter e outros membros da família.

Click to continue reading

Bobulinski afirmou ainda que participou de uma reunião com Hunter, Joe Biden e o irmão de Joe Biden (James), em Los Angeles, em 2017. Na ocasião, teriam discutido “os planos de negócios da família Biden com os chineses, dos quais [Joe Biden] estava claramente familiarizado pelo menos em alto nível”.

Ele não respondeu a perguntas após sua declaração ou forneceu mais detalhes sobre quaisquer comentários feitos pelo ex-vice-presidente. Bobulinski exibiu 3 telefones que, segundo ele, continham informações que entregaria ao FBI, a polícia federal norte-americana. O empresário também disse que forneceria informações ao Comitê de Segurança Interna e Assuntos Governamentais do Senado.

De acordo com documentos obtidos pelo jornal Wall Street Journal, o negócio com a petrolífera da China foi conduzido por Bobulinski, que atuou como presidente-executivo, e 4 outros sócios: Hunter e James Biden; Rob Walker, ex-funcionário do governo Clinton; e James Gilliar, cidadão britânico.

Segundo o jornal, a parceria não recebeu propostas de recursos, nem concluiu as negociações. Walker não foi localizado para comentar. Gilliar disse que não tem conhecimento do envolvimento de Biden nas negociações com a empresa chinesa.

“Gostaria de esclarecer qualquer especulação de que o ex-vice-presidente Biden estava envolvido nas discussões de 2017 sobre nossa potencial estrutura de negócios. Não tenho conhecimento de qualquer envolvimento em qualquer momento do ex-vice-presidente. A atividade em questão nunca gerou receita ao projeto”, afirmou o britânico.

A campanha de Biden negou que o candidato tivesse qualquer participação no empreendimento do filho na China.

“Joe Biden nunca pensou em se envolver em negócios com sua família, nem em qualquer outro negócio no exterior. Ele nunca teve ações em nenhum desses acordos comerciais, nem qualquer membro da família ou qualquer outra pessoa que tenha relação com ele ”, disse o porta-voz da campanha de Biden, Andrew Bates, em comunicado.