BACK
Ciência & Tecnologia

Navios movidos a energia eólica podem mudar o futuro das emissões de feito estufa

A indústria global de transporte de cargas é responsável por cerca de 2% de todas as emissões de efeito estufa em todo o mundo. Em breve, um avançado navio de energia limpa poderá finalmente fornecer uma solução ecológica para transportar carga através do oceano.

As montadoras entendem que "eletrificar" nosso setor de transportes será crucial para reduzir as emissões perigosas para mitigar uma crise climática. Mas duas áreas em que eletrificar nosso transporte provou ser difícil incluem aviação comercial — e transporte de carga pesada.

Um protótipo anunciado em setembro pela Wallenius Marine pode finalmente mudar isso.

Click to continue reading

Alimentado por uma série de enormes "velas" retráteis que se assemelham a asas de avião, o OceanBird supostamente transportará 7.000 carros (ou qualquer peso equivalente) através do oceano enquanto reduz as emissões de carbono em impressionantes 90% — um divisor de águas para uma indústria global que atualmente carrega uma contagem de carbono enorme.

Quando totalmente estendidas, as velas eretas e asas da OceanBird têm um poderoso 80 metros de altura e usam o poder de ar correndo para impulsionar o navio para a frente — crucialmente alcançando uma velocidade quase igual à dos navios movidos a combustível fóssil.

Novos avanços de software utilizarão algoritmos matemáticos para calcular quando e como ajustar as velas do navio para maximizar sua velocidade de forma contínua. Com a ajuda dessas avaliações em andamento, o OceanBird chegará a até 10 milhas náuticas por hora (nós) para fazer uma viagem pelo Atlântico em 12 dias.

Tags: eólica, efeito estufa, OceanBird, protótipo