BACK
Política

Novo caça Gripen da FAB apresentado nesta 6ª feira

A FAB (Força Aérea Brasileira) apresentou a aeronave multimissão F-39E Gripen em cerimônia na Base Aérea de Brasília em homenagem ao Dia do Aviador e da FAB, comemorados nesta 6ª feira (23.out).

Rebatizado pela Força Aérea Brasileira de F-39E, o Gripen NG é de origem sueca. O Brasil encomendou, em 2014, 36 unidades da fabricante Saab por 39,3 bilhões de coroas suecas, valor que equivale atualmente a quase R$ 24 bilhões. Eles vão substituir a frota atual, que é composta por caças F-5 –de origem norte-americana, e que está em operação desde os anos 1970– e pelo avião de ataque AMX.

O Gripen, chamado de F-39E no Brasil, tem a matrícula FAB4100. Chegou ao país, por navio, em 20 de setembro. O 1º voo no espaço aéreo brasileiro foi em 24 de setembro. Decolou do Aeroporto Internacional de Navegantes, em Santa Catarina, e pousou na pista da fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP).

Click to continue reading

O Gripen é conhecido pela sua eficiência, baixo custo de operação, elevada disponibilidade e avançada capacidade tecnológica. A expectativa é a de que 15 dos 36 caças sejam montados na unidade da Embraer, em Gavião Peixoto (SP).

Na cerimônia, também foi feita a imposição da medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico a ministros e congressistas.

Na ocasião, o presidente Jair Bolsonaro disse que os novos caças Gripen e os aviões de transporte KC 390 podem transformar para sempre a Força Aérea.

“Fomos capazes de colocar no ar 2 vetores que podem transformar de forma irreversível [a FAB] na sua operacionalidade”, disse.

Estavam presentes outros integrantes do governo: General Hamilton Mourão (vice-presidente da República), os ministros Augusto Heleno (Segurança Institucional), Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), Braga Netto (Casa Civil), Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia), Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Ricardo Salles (Meio Ambiente) e Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura).

Também o comandante da Força Aérea, tenente-brigadeiro do ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, além de outros oficiais da FAB. Ainda, a embaixadora da Suécia no Brasil, Johanna Brismar-Skoog.