BACK
10ª Sinfonia de Beethoven: como musicólogos e inteligência artificial completaram obra inacabada - BBC News Brasil
www.bbc.com

10ª Sinfonia de Beethoven: como musicólogos e inteligência artificial completaram obra inacabada - BBC News Brasil

Quase 200 anos após sua morte, sua décima sinfonia acaba de ser concluída e no sábado, 9 de outubro, o mundo poderá ouvir a obra inédita.

Cultura & Entretenimento

Quando Ludwig van Beethoven morreu em 1827, três anos haviam se passado após a conclusão da sua 9ª Sinfonia, considerada por muitos a sua obra-prima. Ele havia começado a trabalhar na 10ª Sinfonia, mas, com a deterioração da sua saúde, não conseguiu avançar muito: tudo o que ele deixou foram alguns rascunhos musicais.

Desde então, fãs de Beethoven e musicólogos vêm se lamentando e tentando entender o que poderia ter sido a sinfonia. Suas notas indicavam um resultado magnífico, mas que parecia fora do alcance para sempre.

Agora, graças ao trabalho de uma equipe de historiadores da música, musicólogos, compositores e cientistas da computação, a visão de Beethoven vai ganhar vida.

Click to continue reading

Eu dirigi a parte de inteligência artificial do projeto, liderando um grupo de cientistas da startup de inteligência artificial criativa Playform AI, que ensinou a uma máquina todo o repertório de trabalho de Beethoven e seu processo criativo.

O lançamento da gravação completa da 10ª Sinfonia de Beethoven aconteceu em 9 de outubro de 2021 — o mesmo dia da primeira apresentação mundial em Bonn, na Alemanha — o ápice de um esforço de mais de dois anos.