BACK
Política

Bolsonaro nomeará 75 desembargadores de uma vez e deixa esquerda louca

"Peneira" dos candidatos estaria sendo feita no gabinete do ministro Kássio Nunes Marques, do STF. Decisão final é de Bolsonaro, que aumentará em mais de 50% o número de desembargadores federais em uma canetada.

Crítico contumaz do Supremo Tribunal Federal (STF), Jair Bolsonaro (Sem partido) iniciou uma ofensiva no front da Justiça em outras instâncias do judiciário, enquanto vê frustrada a tentativa de emplacar seu segundo ministro, André Mendonça, na principal corte do país.

Segundo informações de Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo, Bolsonaro seleciona a dedo 75 desembargadores que serão nomeados em uma só canetada em 2022.

Click to continue reading

A “peneira” dos candidatos estaria sendo feita no gabinete de Kássio Nunes Marques, único nomeado por Bolsonaro ao STF, que estaria recebendo uma “romaria” de juízes postulantes aos cargos. A palavra final, no entanto, será de Bolsonaro.

A medida será possível por causa do aumento de quase 50% das cadeiras em cinto tribunais que foi aprovado pela Câmara no dia 8 de novembro. Somente nessas cortes serão 57 nomeações.

Além disso, o presidente nomeará 18 magistrados para o Tribunal Regional Federal da 6ª Região, em Minas Gerais.

O projeto, de autoria do STJ (Superior Tribunal de Justiça), foi enviado ao Congresso quando a corte era presidida pelo ministro João Otávio de Noronha, que é mineiro e aliado de Bolsonaro. A aprovação pelo Senado aconteceu em 22 de setembro.

No total, o Brasil passará a ter 214 desembargadores federais, um aumento de mais de 53% sobre os atuais 139, causando impacto nas contas públicas.