BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Escoceses vão às urnas para escolher novo Parlamento
pt.euronews.com

Escoceses vão às urnas para escolher novo Parlamento

Escoceses vão às urnas para escolher novo Parlamento

Internacional

Os escoceses vão às urnas esta quinta-feira para eleger um novo Parlamento, mas em jogo está o futuro do país, do Reino Unido e das relações com a União Europeia.

A primeira-ministra, Nicola Sturgeon, prometeu realizar um novo referendo sobre a independência escocesa até 2023, ou se a pandemia o permitir, e caso o Partido Nacional Escocês que representa consiga conquistar a maioria.

O primeiro-ministro britânico, que Sturgeon acusou de "ter medo da democracia", fala num ato "irresponsável."

Click to continue reading

"Penso que a maioria das pessoas na Escócia, grande parte das pessoas do Reino Unido, sentem que este não é o momento certo porque estamos a sair de uma pandemia juntos. Este não é o momento de ter um segundo referendo imprudente e irresponsável", referiu Boris Johnson.

As sondagens são favoráveis aos nacionalistas, mas falta saber se conseguirão a maioria absoluta.

Para o líder do Partido Trabalhista escocês, Anas Sarwar, o país precisa de políticos que "queiram unificar o Reino Unido" e não "dividi-lo."

Em 2014, 55% dos escoceses disseram "Não" à independência. Uma sondagem recente indicou que 49% diriam "Não" num referendo imediato.

Mas os defensores da independência alegam que o "Brexit" mudou tudo, afetando gravemente os setores da pesca e da agricultura na Escócia.

"O meu coração diz que sim, que seria fantástico, mas a minha mente leva-me a pensar no lado económico das coisas e na gestão de um território tão pequeno quando adoro a ideia de trabalhar em conjunto. O 'Brexit' foi muito mau para mim. Detesto ter saído da União Europeia", lamenta Olive Brunside, uma eleitora indecisa.

Além da Escócia, esta quinta-feira realizam-se ainda eleições para a Assembleia regional autónoma do País de Gales e eleições locais em Inglaterra.