BACK
Inflação anual da Argentina se aproxima de 90%
agenciabrasil.ebc.com.br

Inflação anual da Argentina se aproxima de 90%

Aumento de preços em 12 meses em outubro colocou a Argentina à frente da Turquia, onde a taxa está em 85,5%. Inflação anual pode superar 100%.

Economia

Até outubro, a inflação em 12 meses da Argentina atingiu 88%, superando a da Turquia, com o aumento dos preços continuando a minar salários e poupanças. Já a inflação mensal do país ficou em 6,3% em outubro. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (15) pela agência de estatísticas governamental Indec.

Os preços no país subiram 76,6% nos primeiros 10 meses do ano.

A taxa de inflação mensal, que veio em linha com as estimativas dos analistas, ficou levemente acima dos 6,2% registrados no mês anterior. Analistas projetam que a inflação anual superará 100% este ano, uma das maiores taxas do mundo.

Click to continue reading

O aumento de preços em 12 meses da Argentina em outubro colocou-a à frente da Turquia, onde a taxa está em 85,5%, segundo o monitoramento da Refinitiv Eikon. A taxa de inflação anual da Turquia esteve um pouco acima da registrada na Argentina no último mês.

Os preços em alta na Argentina geraram protestos nas ruas nas últimas semanas e levaram o governo a anunciar o congelamento de preços de bens de consumo na semana passada.

Apesar disso, o Banco Central da Argentina parece preparado para pausar pelo segundo mês consecutivo um dos ciclos de apertos mais agressivos do mundo, já que a inflação deve começar a desacelerar vagarosamente nos próximos meses.