BACK
Laurentino Gomes: avô de FHC sugeriu fuzilamento do imperador Pedro II
revistaforum.com.br

Laurentino Gomes: avô de FHC sugeriu fuzilamento do imperador Pedro II

Jornalista e escritor republicou em seu Twitter episódio ocorrido em 15 de novembro de 1889, dia da Proclamação da República; veja aqui

Cultura & Entretenimento

O jornalista e escritor Laurentino Gomes republicou em sua conta do Titter, na manhã desta segunda-feira, 15 de novembro de 2021, trechos do capítulo “O golpe” do seu livro “1889” em que narra episódio do dia da Proclamação da República, quando o imperador Dom Pedro II quase foi fuzilado por sugestão do avô de FHC, alferes Joaquim Inácio Batista Cardoso.

Laurentino lembra que “neste dia 15 de novembro de 1889, há 132 anos, o imperador Pedro II escapou por pouco de ser morto diante de um pelotão de fuzilamento por sugestão do avô de FHC, alferes Joaquim Inácio Batista Cardoso. Foi salvo pela intervenção do tenente-coronel Benjamin Constant”.

Segue abaixo o trecho publicado:

Click to continue reading

Às 11 horas da noite de Seis de novembro de 1889, um grupo de militares se reuniu na casa do tenente-coronel Benjamin Constant, professor de Matemática da Escola Militar da Praia Vermelha, no Rio de Janeiro. O objetivo era tratar dos preparativos para a derrubada da monarquia.

Entre eles estava o alferes Joaquim Inácio Batista Cardoso, avô do presidente Fernando Henrique Cardoso. Na conversa, todos se manifestaram de acordo com o uso das armas para depor o governo monárquico. Combinou-se um plano para agitar os quartéis e estocar armamento para o golpe.

A certa altura, Benjamin Constant mostrou-se preocupado com o destino do imperador Pedro II: – O que devemos fazer do nosso imperador?, perguntou. – Exila-se, propôs o avô de FHC. – Mas e se ele resistir?, insistiu Benjamin. – Fuzila-se!, sentenciou Joaquim Inácio.

Benjamin assustou-se com tamanho sangue frio: – Oh, o senhor é um sanguinário! Ao contrário, devemos rodeá-lo de todas as garantias e considerações, porque é um nosso patrício muito digno.

Para sorte de Pedro II, no dia 15 de Novembro haveria de prevalecer a posição de Benjamin. Em vez de fuzilado, como queria o alferes Joaquim Inácio, o imperador seria despachado para o exílio.