BACK
Internacional

Zelensky alerta para “desastre radioativo” e faz apelo mundial para forçar saída da Rússia de usina

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez apelo mundial para forçar a saída da Rússia da maior usina nuclear da Europa. O pedido acontece depois que o espaço ficou sem eletricidade por horas. De acordo com o presidente ucraniano, o incidente poderia ter causado um desastre radioativo internacional.

Na quinta-feira, 25, um bombardeio russo provocou incêndios nos poços de cinzas de uma usina de carvão próxima, que desligou a usina Zaporozhzhia. Uma autoridade russa afirmou que a culpa foi da Ucrânia. Segundo Zelensky, geradores a diesel de backup garantiram o fornecimento de energia vital para os sistemas de refrigeração e segurança da usina. A informação é da Jovem Pan News.

“É necessária uma pressão internacional que force os ocupantes a se retirarem imediatamente do território da usina nuclear de Zaporizhzhia”, disse durante um vídeo na noite desta quinta-feira, 25.

Click to continue reading

“A AIEA e outras organizações internacionais precisam agir muito mais rápido do que estão agindo agora. Porque cada minuto que as tropas russas ficam na usina nuclear é um risco de um desastre global de radiação”, concluiu o presidente ucraniano, referindo-se ao órgão de vigilância nuclear das Nações Unidas.