BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Internacional

BIDEN ANUNCIA NOVAS MEDIDAS PARA VIAJANTES INTERNACIONAIS

O presidente Joe Biden confirmou nesta quinta-feira (02/12) quais serão as medidas adotadas pelos EUA para impedir que uma onda de contágio da Ômicron se alastre pelo País. A mudança mais significativa é a exigência de um teste negativo de Covid-19 realizado em até 24 horas antes do embarque para a América, e isso vale para todos os viajantes internacionais, sejam eles estrangeiros ou cidadãos americanos. A regra já começa a valer a partir da próxima semana. “Existe hoje um consenso entre as autoridades americanas de que, ao contrário do que aconteceu no início de 2020, quando os EUA ficaram muito tempo aguardando as orientações da OMS, é preciso agir rapidamente e sem hesitação. As medidas anunciadas pelo presidente vão nesta direção, mas podem ficar ainda mais severas nas próximas semanas, dependendo do avanço no número de casos de Ômicron registrados no País”, analisa Mark Morais, advogado e ex-promotor de imigração do governo americano.

O comunicado de Biden vinha sendo aguardado com apreensão pelos brasileiros que pretendem viajar ou solicitar vistos para os EUA. No último dia 08, depois de 20 meses, foram, finalmente, encerradas as restrições de viagens internacionais com o Brasil e havia um temor de que na declaração desta semana o presidente pudesse vetar novamente as fronteiras com o País. Neste mesmo período, a embaixada e os consulados americanos no Brasil voltaram a funcionar plenamente. “Pela minha experiência como oficial de imigração, creio que seja muito difícil acontecer outro fechamento de fronteiras ou um novo lockdown nos EUA, até mesmo pelo gigantesco impacto negativo que isso provocaria na economia americana. Além disso, Biden está pressionado devido a um momento de queda de popularidade e qualquer decisão mais radical pode representar um desgaste anda maior para sua imagem”, comenta Mark Morais, que também é proprietário do escritório americano de imigração Mark Morais Law Firm.

Ainda assim, apesar do anúncio recente, é preciso estar vigilante aos próximos acontecimentos. Sobre isso, Mark Morais ponta: “O governo americano não descartou a exigência de novos testes nos EUA, feitos de 3 a 5 dias após o desembarque dos viajantes, ou uma quarentena completa para pessoas não-vacinadas. Também é preciso acompanhar como a questão da Ômicron irá se desenvolver no Brasil, o que pode levar os EUA a imporem algum tipo de restrição adicional”.

Click to continue reading

Durante sua declaração para a imprensa, Biden voltou a apelar que a população americana se vacine, inclusive com doses de reforço, e, para isso, dará início a uma série de estímulos para o sistema americano de saúde pública Medicare. Estima-se que cerca de 100 milhões de pessoas (40% da população) ainda não estejam vacinadas, apesar do alto número de vacinas disponível.

Com as novas medidas anunciadas, além do teste negativo de Covid-19 feito na véspera da viagem, visitantes brasileiros que desejam embarcar para os EUA continuam precisando apresentar um passaporte contendo visto americano válido e um comprovante de vacinação completa.

Sobre Mark Morais

Mark Morais é advogado de Imigração e proprietário da Mark Morais Law Firm, escritório americano responsável por processos jurídicos de vistos e green card para os Estados Unidos.

Mark é o único advogado brasileiro-americano que já trabalhou nas 3 principais agências federais de imigração dos EUA (USCIS, CBP e ICE), desempenhando as funções de Promotor de Imigração, Oficial de Asilo Político e de Policial Federal de Imigração e Alfândega.

Formado em Direito e Administração de Empresas no Brasil, Mark é Doutor em Jurisprudência nos Estados Unidos. É licenciado para praticar Direito no Estado da Flórida e na Capital Federal (District of Columbia).