BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Viagem

Crise econômica e instabilidade profissional causados pela pandemia fazem crescer os pedidos de cidadania italiana por parte dos brasileiros

A pandemia trouxe aos brasileiros uma nova crise econômica e a incerteza de um futuro profissional para muitos empresários e profissionais. O sonho da Cidadania Italiana, direito de todos os descendentes de imigrantes italianos, e a vontade de deixar o Brasil em busca de novas oportunidades têm crescido nos últimos meses. Agora, graças às audiências informatizadas, os processos judiciais passaram a ser a melhor opção para quem busca o passaporte europeu.

O pedido de cidadania a distância é totalmente legal e responsável – como o tempo de espera nas filas dos Consulados Italianos no Brasil supera o prazo estabelecido por lei, é possível entrar com um recuso na Justiça Italiana para desburocratizar e acelerar o processo. A exigência do solicitante se deslocar até o País e residir por lá durante 6 meses com comprovação de residência foi substitúida por processos mais simples. “O Processo Presencial caiu bastante por conta da pandemia e a maioria das pessoas começou a optar pelo processo realizado via Tribunal Civil em Roma”, afirma Patricia Mora, proprietária do Ser Italiano, empresa que há 10 anos oferece serviços relacionados ao processo de reconhecimento da Cidadania Italiana. A empresa é uma das pioneiras em processos judiciais, com 100% de causas ganhas. Com sede na Itália, a empresa tem filial em Sorocaba (SP).

As audiências são realizadas pelo Sistema da Justiça Italiana, o que agiliza o andamento dos processos e possibilita acompanhar o andamento da ação por aplicativo no celular. “A principal vantagem é que os requerentes não precisam mais viajar até a Itália em nenhuma etapa do processo, pois são representados junto ao Tribunal por meio de uma procuração”, ressalta Patricia. O prazo do processo também diminuiu para 2 anos entre o protocolo e a audiência - pelo Consulado, a fila de espera já passa de 12 anos.

Click to continue reading

Podem participar do processo até 6 pessoas da mesma família e os custos da ação podem ser divididos por pessoa e parcelados. A decisão do Tribunal é irrevogável, o que garante aos brasileiros a segurança da ação. “Outra possibilidade de entrar com ação judicial é o caso de pedido de cidadania para descendentes de mulheres italianas nascidos antes de 01/01/1948, que não é reconhecida pelo Governo Italiano”, explica Patricia. “Quem nasceu antes desta data, mesmo tendo a mãe italiana, não tem direito à cidadania. Neste caso, entramos com uma ação judicial pedindo o documento por Via Materna”, esclarece Patricia.

Sobre o Ser Italiano

A empresa criada por Patrícia Mora tem mais de 10 anos de experiência em processos de Cidadania Italiana, transformando em realidade o sonho de milhares de descendentes de italianos. O Ser Italiano é um dos escritórios pioneiros em processos judiciais para o reconhecimento da cidadania, com 100% de causas ganhas.

Com sede na Itália, filial em Sorocaba (SP) e clientes por todo o Brasil, a empresa oferece um trabalho de excelência desde as etapas de montagem da documentação até a conclusão do processo. Entre os serviços da empresa estão Pesquisa Genealógica, Busca de Certidões Italianas, Processo Judicial Via Materna e Paterna (Contra as Filas), Análise de Documentos, Processo Administrativo (Presencial), Naturalização por Matrimônio, Permesso di Soggiorno, Registro Civil de Casamentos e Filhos Menores, Registro e Atualização, Processo Direto na Itália (Presencial), Apostila de Haia na Itália, Montagem da Pasta para o Consulado, Tradução Juramentada Italiano / Português e Atualização de Cadastro AIRE.

Atendimento à Imprensa

Ana Paula Ruiz

[email protected]

(11) 9 8455-7387