BACK
Viagem

Número de brasileiros nos EUA deve chegar a 2 milhões em 2022

De acordo com o Itamaraty, existem 1,9 milhão de brasileiros, entre legais e ilegais, morando nos Estados Unidos. Trata-se de 19% a mais do que o número registrado em 2016 (1,5 milhão) e esta população ficará ainda maior até o final de 2022, contabilizando mais de 2 milhões de imigrantes brasileiros nos EUA. “O aumento da comunidade brasileira está diretamente relacionado à atual política de incentivo do Departamento de Imigração (USCIS) para a chegada de imigrantes qualificados. Só em 2022, o governo americano colocou à disposição um número recorde de 300 mil green cards, concedendo o direito à residência permanente para profissionais estrangeiros que atuam em áreas onde existe uma grande falta de mão-de-obra qualificada no País como Medicina, Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia, Engenharia, Tecnologia, Aviação etc”, comenta Marcelo Gondim, advogado de imigração nos EUA.

Na maioria destas áreas, muitos brasileiros se destacam pela capacidade técnica e formação acadêmica, o que acaba os tornando excelentes candidatos ao green card. Só nos últimos 12 anos, foram mais de 140 mil documentos que concedem residência permanente nos EUA emitidos para pessoas que saíram do Brasil para começar uma nova vida de forma legal na “Terra do Tio Sam”.

Marcelo reforça que, enquanto no Brasil temos a cultura de estudar muito para um dia conseguirmos uma vida melhor, nos EUA o pensamento é diferente e os americanos se preparam para sair de casa ainda jovens e trabalharem logo para começar a ganhar dinheiro. “Por conta dessa diferença, consequentemente, é mais comum encontrar um brasileiro com pós-graduação, mestrado ou doutorado que um americano. As empresas já perceberam isso há muito tempo, por isso vêm contratando cada vez mais profissionais brasileiros que tenham formação acadêmica mais avançada e experiência técnica”, garante Marcelo Gondim, que também é proprietário da Gondim Law Corp., escritório californiano de advocacia imigratória que já auxiliou milhares de brasileiros em processos de green card.

Click to continue reading

Caso a comunidade brasileira nos EUA realmente chegue a 2 milhões de pessoas até o fim do ano, o Brasil tomará da Coréia do Sul o posto de décimo País que mais envia imigrantes para lá. Os povos com maior representação estrangeira na América continuam sendo mexicanos, chineses e indianos.

Sobre Marcelo Gondim 

Marcelo Gondim é advogado licenciado na Califórnia e especializado em Imigração para os Estados Unidos. Possui mais de 20 anos de experiência em processos de green card e vistos americanos. Ele nasceu no Brasil, mas também possui cidadania americana.

Marcelo é fundador e o principal advogado da Gondim Law Corp, escritório de Advocacia Imigratória sediado em Los Angeles.

www.gondimlaw.com

www.instagram.com/gondimlaw/