BACK
Saúde

Após transplante, médicos anunciam 4º caso de cura de paciente com HIV

O quarto caso de cura de HIV foi revelado recentemente por médicos estadunidenses após paciente ficar 17 meses em observação, sem nenhum sinal detectável do vírus no corpo e livre da terapia antirretroviral que tomava há mais de 30 anos.

Médicos anunciam 4º caso de cura de paciente com HIV

O homem de 66 anos não quis se identificar, mas é reconhecido como o paciente ‘City of Hope’, ou ‘Cidade da Esperança’, em português, em referência ao nome do hospital em que foi tratado no município de Duarte, localizado no estado da Califórnia.

Click to continue reading

O paciente ‘City of Hope’ convive com o HIV desde os anos 1980, quando recebeu o difícil diagnóstico. Isso porque a maioria de seus colegas que também testaram positivo na época não tiveram acesso instantâneo aos medicamentos antirretrovirais, que dão hoje aos pacientes uma maior qualidade e expectativa de vida, e faleceram.

“Quando fui diagnosticado com HIV em 1988, como muitos outros, pensei que era uma sentença de morte. Nunca pensei que viveria para ver o dia em que não tivesse mais HIV.”, disse o paciente curado em comunicado.

Outro diagnóstico: leucemia

Há três anos, o homem recebeu outro diagnóstico: o de leucemia. Para tratá-la, os médicos optaram pelo transplante de medula óssea na intenção de substituir sua medula doente por células normais. Naturalmente, e por sorte, o doador da medula é resistente ao vírus do HIV.

Cientificamente falando, o vírus do HIV entra nos glóbulos brancos através de uma proteína chamada CCR5, como uma porta. Neste caso, o doador apresenta mutações do CCR5 que impedem que o vírus adentre o glóbulo. Em uma analogia, a porta para a entrada do HIV no corpo do doador está fechada.

Ficamos entusiasmados em informá-lo que seu HIV está em remissão e que ele não precisa mais tomar a terapia antirretroviral que estava usando há mais de 30 anos”, anunciou Jana Dickter, médica infectologista do hospital City of Hope.

Seria o transplante de medula a solução?

E se você está se perguntando por que não seria possível curar os outros portadores do vírus a partir do transplante de medula óssea, a profissional responde: “É um procedimento complexo com efeitos colaterais significativos. Portanto, não é realmente uma opção adequada para a maioria das pessoas que vivem com HIV”. Atualmente, cerca de 37 milhões de pessoas vivem com HIV no mundo.

O primeiro caso de cura de HIV ocorreu em 2011 com o chamado Paciente de Berlim, apelido de Timothy Ray Brown. Os outros dois casos ocorreram nos últimos três anos. Hoje, o paciente de City of Hope é a pessoa mais velha e que conviveu mais tempo com o HIV a ser curado do vírus.