BACK
Local

Brasil deve qualificar 9,6 milhões de trabalhadores até 2025, diz CNI

O Brasil precisará qualificar até 2025 2 milhões trabalhadores do setor industrial para repor inativos ou ocupar novas vagas e 7,6 milhões que já trabalham na indústria, mas precisam de atualização.

Os dados constam em pesquisa realizada pelo Observatório Nacional da Indústria e que foi divulgado nesta segunda-feira (16) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Nos próximos 4 anos, 497 mil novas vagas devem ser criadas na indústria. Dessas, 90 mil demandam ensino superior, 136 mil necessitam ensino técnico, 64 mil exigem qualificação de mais de 200 horas e 208 mil pedem por qualificação de menos de 200 horas.

Click to continue reading

Atualmente, 74% das vagas não exigem ensino superior ou técnico, mas a tendência é de crescimento dessa demanda, já que as empresas preferem trabalhadores com maior conhecimento técnico e com capacidade maior de resolução de problemas.

Com carga horária de 2.400 a 7.200 horas, os cursos são para quem tem o ensino médio completo e pretendem se tornar bacharel.

A maior parte das vagas que precisam de formação inicial (35.773) e aperfeiçoamento (228.387) são de analistas de tecnologia de informação.

Na sequência, vem engenheiros, artistas visuais, desenhistas industriais, gerentes de comercialização, de marketing e de comunicação e, por fim, gerentes administrativos e financeiros.

A carga horária varia entre 800h e 1.200h (cerca de 1 ano e meio) e são destinados a alunos matriculados ou egressos do ensino médio. A maior parte das vagas que precisam de formação inicial (27.284)) e de aperfeiçoamento (156.212) são de técnicos de controle da produção. Depois, técnicos de planejamento, de eletrônica, de desenvolvimento de sistemas e em operações de computadores.

Esses cursos não exigem nível de escolaridade específica e são recomendados para jovens que buscam o desenvolvimento de novas habilidades e competências profissionais.

Profissões como mecânicos de veículos automotores, operadores de máquinas de costuras, mecânicos de máquinas industriais, padeiros, confeiteiros, eletricistas são algumas das vagas que se encaixam na categoria (+ de 200h). Estão incluídos (- de 200h) também alimentadores de linhas de produção, ajudantes de obras, magarefes e motoristas de veículos cargueiros.