BACK
Saúde

Como secar a gordura da barriga em 14 passos

Secar a gordura da barriga parece impossível para a maioria das pessoas. Sabia que além de fazer uma dieta de redução calórica e praticar exercícios físicos com regularidade, muitos outros fatores podem influenciar o peso e a perda de gordura localizada? Leia tudo até o final! Você vai se surpreender.

Felizmente, existem vários passos simples para você secar a gordura da barriga. Elegemos 14 modificações na sua rotina para aumentar a queima de gordura com base em estudos científicos e opiniões de profissionais de nutrição.

Já tentou emagrecer e queimar gordura da barriga de toda forma? Provavelmente menos da forma correta, que é com disciplina e um dia após o outro. É comum começar na academia e dieta com força total e ir desmotivando com o tempo, principalmente depois de um platô (período no qual os resultados diminuem ou estacionam).

Click to continue reading

Nossa rotina com muitas horas de trabalho e muitos compromissos e problemas em casa realmente não ajuda a se livrar daquelas gordurinhas que teimam em se depositar na região da cintura. Mas a boa notícia é que se você seguir essas 14 mudanças de vida é impossível não ter resultados!

1. Fazer musculação com regularidade

Aeróbica é bom e é importante no processo de emagrecimento. Então não esqueça as caminhadas, corridas e aulas de dança, mas a musculação é muito mais eficaz no emagrecimento e queima de gordura.

É preciso treinar com regularidade para obter resultados. O treinamento de força pode aumentar o gasto energético em repouso e reduzir a gordura da barriga, especialmente quando combinado com o exercício aeróbico. Ou seja, melhor que escolher entre musculação e aeróbico é combinar os dois!

2. Colocar proteína na base da pirâmide alimentar

Sabe aquela turma que se alimenta basicamente de batata doce com frango? Essa dieta faz sentido. O consumo maior de proteína diminui o potencial de gordura abdominal, pois ajuda a diminuir o apetite, a ingestão de calorias e preservar a massa muscular.

Você pode variar as fontes de proteína, dietas monótonas ou muito restritivas aumentam as chances de escorregadas. Para saber as quantidades para seu corpo e seu objetivo é preciso consultar uma nutricionista.

3. Dormir bem e descansar

Dormir no mínimo 7 horas por noite pode te ajudar a emagrecer. O sono suficiente está associado à diminuição do apetite e da fome, assim como a um menor risco de ganho de peso.

Pessoas com rotinas desregradas tem um aumento do hormônio cortisol, o hormônio do estresse, que comprovadamente causa acúmulo de gordura.

O descanso é tão importante quanto a atividade física e dieta. A atividade física causa micro lesões, é durante o descanso que seu músculo se recupera e cresce (com ajuda da alimentação rica em proteínas e aminoácidos).

4. Ingerir gorduras saudáveis

Uma maior ingestão de gorduras saudáveis está associada a um menor risco de ganho de peso, pois aumenta a saciedade e, diminuição da gordura da barriga. Por isso o sucesso da dieta low carb e da dieta mediterrânea. Azeite de oliva, abacate, castanha de caju, castanha do pará são alguns exemplos de gorduras boas.

5. Não ingerir açúcar ou alcoól

Se você já tentou de tudo e a barriguinha não quer te deixar experimente ficar 3 meses focado na academia e na dieta a base de proteínas, gorduras boas sem açúcar e álcool.

É sabido que o açúcar que não é queimado pelo corpo vira gordura acumulada e apesar de uísque e vodca serem low carb, por exemplo, estudos mostram que beber álcool em grande quantidade pode bloquear a queima de gordura e impedir a perda de peso.

Há pesquisas que relacionam o consumo de bebidas açucaradas e bebidas alcoólicas ao maior risco de acúmulo de gordura abdominal. Se não for possível cortar, evite ao máximo para melhores resultados.

6. Beber (muito) mais água

Muitos problemas de saúde são decorrentes de falta de hidratação do corpo. Inchaço, má circulação, dores de cabeça, pedras no rim…

Ingira mais líquidos, principalmente água. Dois litros de água por dia costuma ser o mínimo recomendado, mas o número ideal varia de acordo com a idade de cada pessoa, local onde vive, o clima, se é homem ou mulher e se tem o costume de praticar exercícios físicos ou não.

Chás como o verde, o branco, o de cavalinha e hibisco são recomendados por nutricionistas para ajudar no processo de secar a barriga.

Atenção: Emagrecimento e queima de gordura é um processo multifatores, então chá que emagrece não funciona isoladamente. Embora existam bebidas, como chás e como a água de berinjela, que ajudam no processo.

7. Ingerir mais fibras

Uma maior ingestão de fibras está associada à perda de gordura, diminuição da ingestão de calorias e maior perda de peso. Então, alguns alimentos são especialmente bons para sua dieta.

Ao colocar mais frutas e legumes na sua dieta, além de aumentar as vitaminas, você está aumentando a ingestão de fibras. Juntamente com a ingestão de água isso resulta em mais idas ao banheiro, ou seja um intestino funcionando melhor.

Isso é bom não só para perda de peso e gordura, mas para a pele e para o humor.

8. Ingerir menos pães, biscoitos e massas em geral

É difícil viver sem pães, bolos e massas, então pelo menos evite os feitos de farinha branca.

Carboidratos refinados são pobres em fibras e nutrientes. Frituras além desses problemas ainda acarretam em inflamações no corpo, como as celulites.

Carboidratos refinados podem aumentar a fome e causar picos e quedas nos níveis de açúcar no sangue.

O seu consumo está associado ao aumento da gordura da barriga. Tente diminuir gradativamente a quantidade desses alimentos para reduzir gradativamente a gordura abdominal.

9. Caprichar no exercício aeróbico

Estudos mostram que quanto mais exercício aeróbico as pessoas fazem, mais gordura abdominal elas tendem a perder e estes estudos mostram que alguns exercícios são especialmente bons para a perda de peso.

Mas lembre-se que musculação e descanso são tão importantes quanto exercícios aeróbicos. Eles também podem ajudar a reduzir a circunferência da cintura, diminuir a gordura corporal e aumentar a massa muscular.

10. Ingerir mais cafeína

Estudos mostram que uma maior ingestão de cafeína pode estar associada a uma maior perda de peso e ainda que beber de 3 a 6 xícaras de café sem açúcar por dia reduz a mortalidade .

Além desse, existem muitos outros benefícios do café para a saúde. O café contém cafeína, que pode aumentar a degradação da gordura e acelerar o metabolismo.

Se você não gosta de café, vai gostar de saber que o chá verde e o chá preto também contêm cafeína e existem cápsulas de cafeína para tomar antes do treino.

Antes de fazer um aumento no uso regular da cafeína, pesquise sobre os efeitos e riscos e tire suas dúvidas com um profissional.

11. Fazer treino intenso intervalado (HIIT)

Os praticantes de crossfit são a prova: o treinamento intervalado intenso pode ajudar a aumentar a queima de gordura e queimar mais calorias em menos tempo do que outras formas de exercício. O crossfit é apenas uma modalidade de treino HIIT.

O treino HIIT consiste em treinos com exercícios de alta intensidade divididos em pequenos períodos de esforço intenso.

Este tipo de treino são famosos e altamente eficazes, ocupam menos tempo do dia e dão resultado mais rápido, por outro lado são campeões de machucados!

Por isso, antes de começar a praticar, procure orientação de um profissional de educação física para reduzir o risco de lesões.

Para saber um pouco mais sobre o treino HIIT sugerimos um artigo do site do preparados físico Marcio Atalla.

12. Suplementar probióticos

Já pensou em suplementar probióticos para dar uma forcinha para seu intestino trabalhar bem? Estudos sugerem que probióticos reduzem a absorção de calorias.

Probióticos são culturas de bactérias boas que visam regularizar alguns problemas de saúde pelo intestino.

Tomar suplementos probióticos ou aumentar sua ingestão deles através de fontes de alimento pode ajudar a reduzir o peso corporal e a porcentagem de gordura.

Alimentos fermentados como o Missô, o Kefir e o Iogurte natural são fontes naturais de probióticos.

13. Tratar uma possível deficiência de ferro

A quantidade diária indicada de ingestão de ferro depende de fatores como idade e sexo.

Um estudo descobriu que o tratamento da deficiência de ferro ajudava na perda de peso em alguns casos. Pode ser o seu, pode não ser, então considere uma visita ao médico. Além disso, a deficiência de ferro pode estar associada à função tireoidiana prejudicada e pode causar sintomas como fadiga e falta de ar.

14. Praticar jejum intermitente

Foi demonstrado que o jejum intermitente reduz o peso corporal e a gordura corporal e pode ajudar a preservar a massa muscular e secar a gordura da barriga quando combinado com o treinamento de resistência.

Alguns organismos se adaptam bem às janelas alimentares, outros não, então o recomendado é procurar ajuda profissional antes de decidir pelo jejum intermitente.

Seguindo todos esses passos é impossível não secar a gordura da barriga!

Mas, o mais importante para qualquer mudança de hábito em qualquer área da sua vida é a disciplina e persistência. Você não precisa deixar de comer tudo o que gosta para secar a gordura da barriga, mas saiba que os resultados não são instantâneos!

A gordura abdominal demora anos para se alojar e só alguns meses para sair, mas a maioria das pessoas não têm paciência para conquistar os resultados.

Após uma mudança de dieta e de rotina é necessário em média 3 meses para ver resultados da academia expressivos no corpo, mas os resultados para a sua saúde são instantâneos. Curta esses resultados, curta sua mudança de vida um dia de cada vez.

Elevação da taxa de seratonina, melhora do humor e do sono, uma boa ajuda no tratamento de depressão… os benefícios são incalculáveis.

Aprenda a desenvolver também a paciência para observar os resultados físicos! E lembre-se: “Daqui há um ano, você vai desejar ter começado hoje”.