BACK
Por que os resultados finais das eleições nos EUA demoram tanto? - BBC News Brasil
www.bbc.com

Por que os resultados finais das eleições nos EUA demoram tanto? - BBC News Brasil

Resultados podem demorar semanas até serem totalizados; vários fatores contribuem para atraso.

Política

Dias após os eleitores americanos terem ido às urnas, os resultados finais das eleições de meio de mandato dos EUA permanecem em aberto — com autoridades de todo o país alertando que ainda pode levar algumas semanas para sair. Nestas eleições são renovados todos os assentos da Câmara e um terço do Senado.

Os atrasos são resultado de uma série de fatores, incluindo margens mínimas de diferença entre os candidatos e o fato de que a Geórgia — um importante campo de batalha para o controle do Senado — está a caminho do segundo turno.

Outros atrasos se devem à forma descentralizada como as eleições são organizadas nos EUA, na qual os Estados têm regras variadas sobre como e quando as cédulas de votação enviadas pelo correio são contadas. Há Estados em que o eleitor pode escolher entre o voto antecipado, o voto pelo correio, o voto eletrônico e simplesmente o voto em cédulas de papel, o que retarda ainda mais a apuração e a divulgação dos resultados finais.

Click to continue reading

A questão dos atrasos tem sido politicamente controversa desde as eleições presidenciais de 2020, quando o então presidente eleito Donald Trump tentou reivindicar a vitória na manhã seguinte, enquanto os votos ainda estavam sendo computados, alegando que a apuração em andamento era uma tentativa de "fraude" e um "constrangimento".

Nesta semana, Trump voltou a colocar em dúvida o processo, indo até sua plataforma de rede social, Truth Social, para chamar várias eleições estaduais de "desastre para a integridade do eleitor", e acusar seus adversários políticos de "tentar roubar a eleição com máquinas ruins e atrasos".

Antes das eleições de meio de mandato, no entanto, autoridades eleitorais de todo o país haviam alertado a população que os atrasos são uma parte normal e esperada das eleições nos EUA.

Em um discurso em 2 de novembro, o presidente dos EUA, Joe Biden, também se manifestou, alertando que "é importante que os cidadãos sejam pacientes" enquanto os votos são contados "de maneira legal e ordenada".

A seguir, analisamos cada um dos fatores que contribuem para a demora na apuração.

Embora os números finais ainda não tenham sido divulgados, dados preliminares do US Elections Project sugerem que mais de 112,34 milhões de americanos — cerca de 47% dos eleitores elegíveis —participaram das eleições de meio de mandato deste ano.

Apesar do número geral ser menor do que o número de eleitores que participaram das eleições de meio de mandato de 2018, a participação em alguns Estados parece ter atingido recordes históricos.

E, nesta eleição, 42 milhões de pessoas preencheram suas cédulas — em votação antecipada e pelo correio — antes de 8 de novembro, superando o total de 39,1 milhões de 2018. Este é um dos principais fatores que levam ao atraso na apuração. Diferentes Estados têm diferentes regras sobre como as cédulas de votação enviadas pelo correio são processadas.

A Pensilvânia, por exemplo, é um dos oito Estados que só permitiram que os funcionários eleitorais começassem a processar os votos no dia da eleição. Em Maryland, por outro lado, os regulamentos estaduais estipulam que o processamento das cédulas não pode começar antes das 10h, horário local, na manhã seguinte à eleição.

Da mesma forma, 16 Estados e Washington DC não permitem que a contagem comece até o fechamento das urnas no dia da eleição, enquanto 23 Estados consentem que a contagem comece mais cedo no mesmo dia. Apenas 10 Estados autorizam que as cédulas sejam processadas e contadas antes de 8 de novembro.

Dezenove Estados possuem ainda um período de tolerância que permite a contagem posterior dos votos, desde que enviados pelo correio até o dia da eleição. Na Califórnia, por exemplo, as cédulas ainda podem ser recebidas por mais uma semana inteira. No Arizona, por outro lado, as cédulas devem chegar até o dia da eleição, embora as autoridades tenham 20 dias para chegar à contagem final.