BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Internacional

Presidente da Coreia do Sul ordena atualização de planos de guerra

O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, ordenou nesta quinta-feira (25) uma atualização dos planos operacionais dos militares para lidar com as crescentes ameaças nucleares e de mísseis da Coreia do Norte, disse seu gabinete.

Yoon deu as instruções em sua primeira visita a um bunker militar em Seul que serviria como posto de comando no caso de uma guerra.

Sua visita coincidiu com o início na segunda-feira de exercícios militares das forças armadas da Coreia do Sul e dos Estados Unidos, os maiores em anos.

Click to continue reading

Os exercícios anuais de verão foram renomeados Ulchi Freedom Shield e devem terminar em 1º de setembro. Eles envolvem o primeiro treinamento de campo entre os dois países desde 2017, depois de serem reduzidos em meio à pandemia de Covid-19 e sob o antecessor de Yoon, que procurou melhorar as relações com a Coreia do Norte.

Yoon destacou que os exercícios deste ano foram conduzidos sob um cenário alterado e os planos operacionais refletem as ameaças em evolução da Coreia do Norte.

“Precisamos preparar urgentemente medidas para garantir a vida e a propriedade de nosso povo, incluindo a atualização dos planos operacionais contra as ameaças nucleares e de mísseis da Coreia do Norte que estão se tornando realidade”, disse Yoon a comandantes militares durante a visita.

A Coreia do Norte realizou testes de mísseis em um ritmo sem precedentes este ano e está pronta para realizar seu primeiro teste nuclear desde 2017 a qualquer momento, disseram autoridades de Seul nesta semana.

O Norte isolado e com armas nucleares disparou dois mísseis de cruzeiro da costa oeste na semana passada, depois que a Coreia do Sul e os Estados Unidos começaram o treinamento preliminar para os exercícios.

Pyongyang há muito critica os exercícios combinados como “política hostil” e um ensaio para a invasão.

Yoon, que prometeu aumentar os exercícios e a prontidão geral contra o Norte, pediu o reforço da capacidade independente dos militares para combater os mísseis norte-coreanos, ao mesmo tempo em que reforça a dissuasão estendida dos EUA, incluindo seu guarda-chuva nuclear.

Ele também ordenou que os comandantes acelerem os planos para estabelecer o chamado sistema “Kill Chain”, projetado para lançar ataques preventivos contra mísseis do Norte e possivelmente sua liderança sênior se um ataque iminente for detectado.