BACK
Ciência & Tecnologia

Telescópio Hubble captura explosão de estrela vermelha gigante

Telescópio mostrou que a estrela supergigante vermelha Betelgeuse explodiu

As fotos foram publicadas em parceria entre a NASA e a ESA

O evento causou uma Ejeção de Massa Superficial (SME)

Click to continue reading

Imagens registradas pelo Telescópio Espacial Hubble apontam que a estrela supergigante vermelha Betelgeuse explodiu e perdeu uma parte considerável da massa e do brilho. Mesmo com a captura, os cientistas sugerem que a estrela da constelação de Orion não deve explodir por completo.

As fotos foram publicadas em parceria entre a NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA). "Esses ventos expelidos são visíveis como estruturas curvilíneas graciosas na parte superior e inferior desta imagem. Sua interação com o fluxo em grande escala de gás e poeira do núcleo da nebulosa os distorce em curvas sinuosas", informou a agência especial norte-americana.

"Nunca vimos uma enorme ejeção de massa da superfície de uma estrela. Ficamos com algo acontecendo que não entendemos completamente. É um fenômeno totalmente novo que podemos observar diretamente e resolver detalhes da superfície com o Hubble. Estamos assistindo à evolução estelar em tempo real", explicou a cientista do centro de astrofísica Harvard & Smithsonian, Andrea Dupree.

O evento causou uma Ejeção de Massa Superficial (SME). Na momento da explosão, a massa que soltou do astro esfriou e formou uma nuvem escura de poeira, diminuindo ainda mais o brilho. Os pesquisadores dizem ainda que estrela continua fazendo coisas incomuns. No entanto, está se recuperando lentamente.

A explosão ocorreu depois do aumento da temperatura provocar choques e pulsações na estrela, causando uma perda substancial da superfície. Como esse é um dos astros mais brilhantes, os pesquisadores também perceberam um escurecimento durante o período do ocorrido. Esse evento durou alguns meses.

As informações coletadas pelo telescópio ajudam os cientistas a entender como as estrelas vermelhas perdem massa até explodirem como supernovas.