BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Social & Lifestyle

Mãe de 98 anos reencontra filha após 80 anos de separação na guerra

A dona Gerda Cole ganhou um super presente de aniversário de 98 anos. Ela enfim conheceu a filha que entregou para adoção há 80 anos, a contragosto, na época da guerra.

Por sorte, Sonya Grist, a filha, descobriu o paradeiro da mãe biológica. Ela mora na Inglaterra e viajou até Toronto para encontrar Gerda Cole. O momento foi emocionante para as duas.

“Há pouco mais de um ano eu não sabia que minha mãe ainda estava viva. Eu sabia muito pouco. Ainda não sei muito e há mil perguntas que tenho que fazer a ela, mas não quero bombardeá-la”, contou Sonya, emocionada.

Click to continue reading

Tempos difíceis de guerra

Gerda contou que precisou entregar a filha para adoção porque enfrentava dificuldades na época.

“Eu tive uma educação pessoal muito limitada, e isso, combinado com o tempo de guerra, não me deixou outro recurso a não ser ter Sonya adotada sob o conselho do comitê de refúgio”, disse ela. “A condição era não ter mais nenhuma ligação com a criança.”

E, de fato, elas não tiveram notícia uma da outra até ano passado.

Foi o filho de Sonya, Stephen Grist, que motivou o reencontro. Ele estava pesquisando a árvore genealógica para poder tirar cidadania austríaca, quando descobriu um parente, que é enteado de Gerda.

Foi quando ele descobriu que a avó ainda estava viva e quis contar para a mãe a novidade.

“Eu apenas pensei, meu Deus, isso me surpreendeu”, disse Stephen. “A ideia de que sua mãe ainda estava viva e ela teria a oportunidade de conhecê-la era tão emocionante que nos deixou em um loop”.

“Quando eu disse à minha mãe que [Gerda] ainda estava viva, ela apenas disse: ‘Eu quero pegar um avião para o Canadá agora e dar um grande abraço nela'”, disse o Stephen.

E desde então. eles começaram a planejar o reencontro da vida de todos.

Para sempre juntas novamente

Por questões burocráticas, Sonya só conseguiu encontrar a mãe pessoalmente em maio deste ano.

Ela foi ao Canadá junto com Stephen. O neto contou que as duas estavam muito emocionadas e deram um abraço bastante emocionado.

Hoje Gerda vive em uma casa de repouso em Toronto e os profissionais do local fizeram questão de preparar uma surpresa muito bonita, para que as duas vivessem um momento muito especial e memorável.

“Oitenta anos de idade”, disse Gerda em choque enquanto olhava para a filha, que respondeu brincando: “Não enfatize minha idade”.

“Quando eu ouvi, eu simplesmente não podia acreditar”, disse Gerda. “Isso deve ser… um milagre. Significa muito poder viver para ver este momento.”

Wendy Gilmour, vice-presidente da casa de repouso, disse que a celebração era exatamente o que os moradores precisavam depois de mais de dois anos lutando com o impacto da pandemia de COVID-19 nos cuidados de longo prazo.

“Tem sido difícil, um momento difícil para as casas e nossos moradores, e fazer uma festa – algo que não fazemos há muito, muito tempo – traz de volta a emoção” para dentro de casa, disse ela.

https://www.cbc.ca/news/canada/toronto/gerda-cole-98-years-old-reunites-with-daughter-80-years-later-1.6445602