BACK
Viagem

Brasileiros precisarão de um visto para entrar no México a partir de 11 de dezembro

Brasileiros precisarão de um visto para entrar no México a partir de 11 de dezembro. O governo mexicano suspendeu temporariamente o acordo com o Brasil para a “Revogação dos Vistos em Passaportes Ordinários”, em vigor desde 2004.

A medida já era esperada, e tinha sido anunciada pelo governo mexicano em outubro. Ela faz parte dos esforços para ordenar os fluxos migratórios ilegais para os EUA e combater os abusos de redes de organizações criminosas dedicadas ao tráfico ilícito de pessoas.

A decisão engloba todos os turistas brasileiros que viajarem ao território nacional como visitante sem autorização para o exercício de atividades remuneradas. O governo mexicano concederá facilidades de imigração a quem entrar no país por via aérea, mediante o preenchimento de um formulário denominado Autorização Eletrônica de Antecipação da Viagem, que pode ser obtido gratuitamente no site do Ministério das Relações Exteriores e Instituto Nacional de Migração.

Click to continue reading

Por outro lado, os brasileiros que viajam ao território mexicano por via terrestre ou marítima, de acordo com a regulamentação em vigor, devem solicitar o correspondente visto físico junto às autoridades consulares mexicanas.

“A partir de agora, o governo do México está trabalhando em estreita coordenação com as autoridades brasileiras para promover a migração regular e documentada a fim de proteger a integridade dos migrantes, trocar informações e ajudar no combate ao tráfico e contrabando de pessoas, bem como para restabelecer a abolição dos vistos, a fim de continuar fortalecendo os laços históricos de cooperação, turismo e relações políticas entre nossas nações”, informa o governo mexicano.

Está prevista a realização de consultas bilaterais para avaliar o impacto desta medida em um período não superior a 6 meses.

De acordo com números das autoridades americanas, foram mais de 46 mil brasileiros detidos na fronteira entre EUA e México entre outubro de 2020 a setembro de 2021. Isso é bem mais do que o dobro do registrado em 2019, quando eram 18 mil. Entre os detidos pelos agentes de fronteira, os brasileiros são os sextos mais numerosos. Com informações do portal Bloomberg.