BACK
Diga adeus aos relógios! Ilha norueguesa decide extinguir os horários locais e ressignificar o tempo
bonsfluidos.com.br

Diga adeus aos relógios! Ilha norueguesa decide extinguir os horários locais e ressignificar o tempo

Os habitantes da ilha de Sommar, localizada ao norte do Círculo Polar Ártico, passaram a viver sem a pressão dos ponteiros

Viagem

Você já passou pela experiência de se ver longe de um relógio ou celular por um longo período e simplesmente se esquecer quanto tempo o tempo tem?

Para os moradores da ilha de Sommar (Sommarøy em norueguês; de "Sommar", que significa "verão", e "øy", "ilha"), localizada ao norte do Círculo Polar Ártico, na Noruega, isso já é uma realidade desde 2019.

Há dois anos, os 300 habitantes da ilha em questão consideraram os relógios utensílios dispensáveis. A vida pacata de Sommar permitia que os locais abandonassem o tempo e passassem a viver sem a dependência dos ponteiros.

Click to continue reading

Em matéria compartilhada pelo veículo de comunicação El País sobre o assunto, na época em que a decisão foi tomada, os responsáveis pela pauta compartilharam uma fala do propulsor da ideia de acabar com o horário, Kjell Ove Hveding. "No meio da noite, isso que as pessoas da cidade poderiam chamar de duas da madrugada, você pode ver crianças jogando futebol, pessoas pintando suas casas ou cortando a grama e adolescentes nadando", contou.

Mais do que isso, os moradores de Sommar iniciaram uma tradição peculiar. Da mesma maneira em que cadeados são postos nas pontes em Paris para simbolizar o amor eterno, relógios são pendurados na ponte que separa a ilha do restante do município Tromsø, a que pertence, como uma maneira de "desapego" do tempo.

E você? Gostaria de visitar esse local?