BACK
Viagem

O melhor de Gramado

Há muito o que fazer em Gramado, no Rio Grande do Sul! A principal cidade da Serra Gaúcha sem dúvidas é um dos melhores destinos turísticos do país. Gramado agrada a todos e sempre oferece novas opções. Preparamos, então, um post super completo, com mais de 80 dicas para te ajudar a decidir o que fazer em Gramado, entender quais são suas principais atrações, quando ir, como se locomover e muito mais!

Considerada a capital turística da Serra Gaúcha, Gramado está a cerca de 130 km de Porto Alegre e se destaca por oferecer uma estrutura turística de fazer inveja a qualquer capital do Brasil. É um destino para pessoas de todas as idades, com atrações variadas, bons hotéis e excelentes restaurantes.

Gramado cresceu através do turismo e junto com sua vizinha Canela oferece paisagens belíssimas dentro e fora do centro urbano. Seja na época em que florescem as hortênsias, no inverno ou no período do Natal, quando Gramado fica toda iluminada, viajar para o destino é sempre uma boa ideia! Hoje gramado tem tanto a oferecer que se você pretende passar alguns dias de férias terá que escolher quais atrações visitar, porque a quantidade de atrativos são muitos!

Click to continue reading

O que fazer em Gramado

1. Andar na Rua Coberta, uma das principais ruas de Gramado

Um dos maiores pontos de interesse de Gramado. Chamada originalmente de rua Madre Verônica, a Rua Coberta está localizada no coração da cidade e na frente do Palácio dos Festivais, onde ocorre o Festival de Cinema de Gramado, e próximo da Igreja São Pedro. A rua ganhou uma cobertura (por isso o nome “Rua Coberta”) e decoração com várias plantas pendentes. Aqui você e nas suas redondezas existem vários restaurantes e lojinhas, e os eventos acontecendo na rua são frequentes! É um lugar para ir várias vezes durante a viagem, seja para tomar um chocolate quente como para ver o movimento.

2. Conhecer o Lago Negro

O Lago Negro é um lago artificial em Gramado, que fica cercado por árvores e arbustos de hortênsias. No lugar você pode alugar um pedalinho e aproveitar para fazer um passeio tranquilo. É uma boa opção de passeio para quem procura um programa simples e romântico. No final de novembro/dezembro, ápice da florada das hortênsias, o visual do lago fica ainda mais lindo, cercado por milhares de flores com tons entre o azul e roxo!

3. Ir ao Mini Mundo, um mundo em miniatura

O Mini Mundo é um parque a céu aberto que tem réplicas de construções do mundo 24 vezes menores do que as construções originais. O parque começou como uma distração e hoje é um dos lugares mais visitados da cidade, com diversos cenários curiosos do nosso cotidiano. Por lá você encontrará uma réplica da Usina do Gasômetro (Porto Alegre), o Neuschwanstein Castle (Alemanha), Museu Paulista (São Paulo), Aeroporto de Bariloche (Argentina) e muito mais!

Quem fica no Hotel Ritta Höppner, pertencente à família dona do parque, não paga o ingresso. Nossa dica para quem visita o lugar é procurar pelo Nelson, que faz um passeio guiado e gratuito mostrando vários detalhes que não conseguiríamos observar sozinhos. Não é um programa apenas para crianças pessoas de qualquer idade podem aproveitar! Clique aqui e reserve seu ingresso para o Mini Mundo.

4. Visitar a Igreja São Pedro

Localizada na Av. Borges de Medeiros, a Igreja Matriz São Pedro foi construída a partir de 1917 e grande parte de sua estrutura é de pedra. A igreja tem vários vitrais e sua torre possui 44 metros de altura. Ao seu lado fica a a Fonte do Amor Eterno, uma fonte onde casais apaixonados deixam um cadeado com seu nome para selar seu amor. Durante o Natal a igreja recebe uma iluminação especial e no Réveillon a área ao redor da igreja é ideal para observar os fogos.

5. Ver a Fonte do Amor Eterno

Gramado é um dos principais destinos de lua de mel do Brasil e um dos pontos favoritos dos casais apaixonados. E essa pequena fonte, localizada ao lado da Igreja de São Pedro, é um local onde os casais apaixonados deixam um cadeado com os seus nomes, simbolizando a união, ao estilo das pontes de Paris e outras cidades pelo mundo.

6. Passear pela Av. Borges de Medeiros e pelo Centro de Gramado

A Avenida Borges de Medeiros é uma das principais vias a cidade de Gramado e um lugar ótimo para passear a pé, ver lojinhas ou fazer algumas compras. Nessa rua você encontrará lojas de lembranças, roupas, calçados e restaurantes ou poderá simplesmente sentar-se em um banquinho observando o movimento da cidade. Nessa via também fica o Palácio dos Festivais, onde acontece o Festival de Cinema de Gramado, além de praças e das várias chocolaterias de fabricação própria, que servem chocolates quentes e onde você também pode comprar barras de chocolate.

7. Conhecer a Rua Torta de Gramado, uma das novas atrações da cidade

A florida Rua Emílio Sorgetz até lembra a Lombard Street em San Francisco, na Califórnia. As curvas não são tantas quantas às da cidade norte-americana, mas suficientes para atraírem todos os dias dezenas de turistas em busca da foto perfeita. A Rua Torta fica no centro de Gramado, então vale a pena uma caminhada até ela para fazer um registro neste cartão-postal da Serra Gaúcha.

8. Relaxar na Praça das Etnias

Localizada região central de Gramado, a Praça das Etnias recebeu esse nome por representar as diferentes culturas que colonizaram Gramado. A praça tem um local onde você pode comprar artesanato e na Casa do Colono, são vendidas várias comidas artesanais produzidas pelos imigrantes e seus descentes. Não deixe de ir comprar uma cuca, bolinho muito apreciado pelos moradores da região!

9. Tirar uma foto no Belvedere Vale no Quilombo

O Belvedere Vale do Quilombo é um local que oferece uma vista panorâmica para a área verde da região, com o Vale do Quilombo ao fundo. O espaço não tem um bom estacionamento, mas é um local gratuito para visitar em Gramado e que rende belas fotos, especialmente em um dia de sol! Vale a pena passar rapidamente por lá para fazer seu registro!

10. Gramado Zoo

O Zoológico de Gramado foi criado em 2008 com um conceito um pouco diferente dos demais. Ele possui apenas animais da fauna brasileira e procura recriar o habitat natural do animal. O lugar também resgata animais em situações de risco, realiza pesquisas e oferece informações sobre os animais, seus hábitos e origens, também como maneira de incentivar a preservação. Gramado parece um lugar improvável para ter um zoológico, mas a atração é tão diferente que já foi considerada pelos leitores do Tripadvisor como o melhor zoo da América do Sul.

O que fazer em Gramado: parques

11. Snowland, o parque onde tem neve o ano inteiro

A atração foi inaugurada no final de 2013 e desperta a curiosidade de muitos viajantes porque é bastante diferente de outras atividades pelo Brasil! O Snowland funciona como um complexo de diversões fechado, em que o foco são atrações com neve. Ele é o primeiro parque de neve indoor na América Latina e possui uma “Montanha de Neve” artificial com pista para praticar esqui e snowboard, descida de boia na neve, aluguel de moto na neve, além de um simulador 3D e pista de patinação.

É um lugar para toda a família, mas como é preciso pagar para entrar no complexo e outras atrações lá dentro são pagas à parte, muitas vezes a brincadeira não sai barata. É uma excelente atração para ter uma primeira experiência na neve ou para um dia de chuva em Gramado, já que o parque é todo fechado. O estabelecimento oferece roupas e calçados de frio para ficar na área da Montanha, onde faz até temperatura negativa; recomendamos, porém, que você já vá com uma roupa quente para não sentir frio em demasia.

12. Acquamotion, o parque aquático de Gramado!

O Acquamotion é o novo parque aquático de Gramado! Talvez você pense: como assim, um parque aquático em uma cidade onde sempre faz frio? Pois o Acquamotion é um parque fechado, com temperaturas constantes, piscinas aquecidas, tobogãs e playgrounds em áreas fechadas. Ele também tem algumas piscinas ao ar livre e com água aquecida, além de restaurantes e lanchonetes. O lugar é uma nova opção para quem viaja em família e quer passar o dia de uma forma diferente. É uma opção legal para crianças e para fazer um passeio em um dia de chuva em Gramado, já que por ficar em uma área fechada, o tempo não interfere no sucesso da programação!

13. Le Jardin, o parque de Lavandas de Gramado

O Le Jardin é um parque da lavandas, que tem como objetivo mostrar a beleza de suas espécies de lavanda e incentivar os benefícios que suas propriedades podem trazer. No lugar são encontradas diferentes espécies de lavanda, que florescem entre outubro, e jardins com outras espécies variadas que ficam floridas o ano inteiro. O Le Jardin possui uma loja temática e restaurante onde pode-se tomar um chá ou comer um strudel. É um passeio gostoso para quem aprecia a natureza e procura um programa tranquilo, de contemplação. O lugar é lindo e também oferece uma vista maravilhosa! Sugerimos ir em um dia bonito de sol para que o passeio fica ainda melhor! A entrada custa R$20 por adulto.

14. Parque Olivas de Gramado, lugar com um fim de tarde inesquecível!

A cerca de 25 minutos do centro de Gramado está o Parque Olivas de Gramado, uma propriedade de 150 hectares onde foram plantadas 120 mil mudas de oliveiras. Lá o visitante pode fazer degustação sensorial de azeites de oliva, apreciar a bela vista para Cânion da Pedra Branca, e se fartar no restaurante que serve comidas regionais. Para as crianças, a grande diversão é passear pela “Fazendinha” e ver pequenos animais, construídos em um espaço que imita uma fazenda.

O parque tem uma vista linda, é uma das maiores atrações de Gramado atualmente e fica cheio de gente durante o pôr-do-sol, que costuma ser maravilhoso, com direito a música ao vivo e DJ! Clique aqui e confira o valor do ingresso do parque, que nós recomendamos que seja comprado com antecedência, porque sai mais barato do que na bilheteria física e ainda garante a sua entrada, já que o número de visitantes diário é limitado.

15. Aldeia do Papai Noel

Nesse simpático parque é Natal o ano todo! A Aldeia do Papai Noel nasceu a partir do Parque Knorr e tem o bom velhinho como temática principal. Entre as atrações está a casa e a fábrica de brinquedos do Papai Noel, bondinhos aéreos, trenzinho, carrossel, área de “neve” com espuma e até renas de verdade. É um passeio simples, mas que encanta os pequenos e que oferece uma vista linda para o Vale do Quilombo!

O que fazer em Gramado: museus

16. Cristais de Gramado

Você sabia que Gramado tem uma fábrica de cristais? A fábrica existe e está aberta à visitação, onde você pode conhecer o processo de fabricação dos cristais e até criar sua própria peça, no Museu Vivo do Cristal (R$30). O processo de produção dos cristais é similar ao do vidro, feito de forma artesanal, através do manuseio de uma massa quente, que ao ser exposta ao calor e ao ar toma formas infinitas de acordo com o gosto do artesão, suas ferramentas e sua criatividade.

A loja da Cristais de Gramado também vale super a pena conhecer: em alguns horários por dia eles oferecem uma apresentação chamada A Voz do Cristal, em que músicas são tocadas pelos com os dedos por artistas, apenas com o uso de taças de cristais e água. A experiência é muito diferente e vale incluir no roteiro!

17. Museu de Cera Dreamland

O Museu de Cera Dreamland é um espaço que possui réplicas de cera de diversos artistas e personagens conhecidos internacionalmente. É um lugar divertido e com várias réplicas, mas que divide opiniões. Quem já visitou os museus Madame Tussaud provavelmente ficará um pouco decepcionado com as réplicas, mas para quem nunca esteve em um museu desse tipo, gosta de tirar fotos engraçadas ou está acompanhado por crianças poderá curtir o passeio.

18. Harley Moto Show

Bar super decorado e colorido, que tem diversas motos Harley Davidson fazendo parte de sua decoração. O lugar é bacana para quem quer tomar uma bebida, mas vale mais a pena visitá-lo como um museu. É uma atração para quem gosta de velocidade e quer admirar motos tão poderosas de perto.

19. Hollywood Dream Cars

Não é todo dia que temos a oportunidade de admirar carros antigos e bem conservados e em Gramado isso é uma realidade. O Hollywood Dream Cars reúne dezenas de carros antigos em ótimo estado de conservação. É um passeio muito interessante para quem gosta de veículos antigos e de ver carros tão estilos que muitas vezes aparecem em filmes de Hollywood.

20. Super Carros

Se no Hollywood Dream Cars a ideia é ver carros antigos, no Super Carros o cenário é bem mais moderno. A coleção do lugar é de carros novíssimos e com motores muito poderosos, só que além de poder apenas contemplá-los o lugar também funciona como uma “locadora” e permite aluguel de carros como Ferrari, Porsche, Camaro e Lamborghini. É uma boa oportunidade para ver mais de perto aquele carros dos sonhos e até ter o prazer de dirigir um deles!

Vinícolas em Gramado (e Canela) e cervejarias

Você já deve saber que o Rio Grande do Sul é um grande produtos de vinhos, mas que esse tipo de atividade é mais desenvolvida na região do Vale dos Vinhedos. Entretanto, Gramado e Canela também têm algumas vinícolas, que podem render um bom passeio:

21. Vinícola Ravanello

Opção para quem quer conhecer melhor o mundo dos vinhos e degustá-los, a Vinícola Ravanello oferece uma experiência muito interessante e informativa. A visita guiada passa por parrerais, pela área interna onde é feito todo o processo de produção e é finalizada em uma sala onde são degustados os rótulos da vinícola, harmonizados com queijos. Gostamos do passeio porque o enólogo que nos acompanhou tinha muito conhecimento sobre todo o processo de produção e tirou muitas dúvidas de todo o grupo, uma verdadeira aula sobre vinhos! A visita dura 2h e custa R$ 125 com degustação de 5 rótulos. É recomendado fazer reserva para a visita!

22. Casa Seganfredo

A casa Seganfredo é, na verdade, uma nano vinícola, aberta ao público apenas em 2015. O local produz vinhos e espumantes de uvas produzidas na própria propriedade, que tem cerca de 16 hectares, 5 deles para produção. Na visita guiada pelo local pudemos conhecer o processo de produção dos vinhos e espumantes, ver como funciona seu maquinário e, claro, experimentar seus rótulos. Gostamos muito da visita, especialmente por se tratar de um lugar novo, com atenção especial dos seus funcionários e uma área verde super bonita ao redor! O passeio custa R$90, que inclui a degustação de 5 rótulos, ou R$110 com a degustação de 7 rótulos.

23. Jolimont

A Jolimont, localizada em Canela, é uma das vinícolas mais conhecidas do Rio Grande do Sul e uma das pioneiras a se instalar no estado, em 1948. Ela possui uma propriedade muito bonita, com 27 hectares, com uma vista linda! Vale a pena reservar um tempo para andar pelas parreiras e tirar fotos de um deck que tem vista do Morro do Calçado.

O tour oferecido pela vinícola (compre aqui seu ingresso) custa a partir de R$ 80 e dá direito a levar para casa uma taça de vidro; o passeio que fizemos levou em torno de 1h, com degustação de vinhos, espumantes, acompanhado de queijos e embutidos de uma empresa vizinha. Embora seja um passeio legal, foi a mais comercial das vinícolas que visitamos e com um grupo grande de turistas no grupo da visitação.

24. Gram Bier

Se você prefere cervejas e chopps, Gramado não irá decepcionar porque a cidade tem uma cervejaria própria! O lugar é uma ótima sugestão para um passeio entre adultos e grupos que amigos, já que na visita ao local você conhece o processo de produção das cervejas e ao mesmo tempo vai experimentando diferentes rótulos. A fábrica também possui um bar, com petiscos e refeições. Vale visitar não apenas pela visita, mas para tomar um chopp no fim do dia!

O que fazer em Canela

25. Parque do Caracol e Cascata do Caracol

Uma das maiores atrações sul do Brasil fica em Canela e não pode faltar em seu roteiro pela Serra Gaúcha. No Parque Estadual do Caracol está a Cascata do Caracol, uma queda d’água com 130 metros de altura que desce por um paredão de pedra seguido por uma cavidade na rocha.

A grande atração do parque é a cachoeira e para admirá-la o parque tem mirantes panorâmicos e uma escadaria que leva ao ponto final da cachoeira e permite observá-la de baixo, mas que está fechada há alguns anos. Alternativamente, é a Broker turismo oferece o tour Pé da Cascata Explorer, que visita o Vale da Lageana e, como diz o nome, chega ao pé da cascata! É lindo e vale muito a pena fazer o passeio!

Dentro do Parque Estadual do Caracol você pode fazer trilhas, conhecer outras áreas com quedas d’água de menor porte, relaxar no meio da mata ou ainda realizar um churrasco ou pique-nique. Ao visitar o parque, procure não ficar apenas na área dos mirantes e fazer a trilha mais simples oferecida no local, que rende um lindo passeio a pé!

26. Skyglass Canela

No fim de 2020 foi inaugurada uma plataforma de vidro suspensa a 360 metros sobre o vale do Rio Caí, em Canela. A atração em pouco tempo ganhou o gosto dos visitantes e o Skyglass Canela é atualmente uma das atrações mais procuradas em Canela e Gramado. A plataforma com chão de vidro conta um monotrilho na sua estrutura, com dez cadeiras suspensas e uma vista surpreendente para o Vale da Ferradura. A sensação do passeio é a de estar flutuando sobre o vale.

É um passeio muito legal para quem quer aliar aventura e as paisagens das montanhas da Serra Gaúcha! Vale incluir no roteiro!

27. Bondinhos aéreos, o teleférico de Canela

A 500 metros do Parque do Caracol fica o chamado Parques da Serra, um espaço que tem os bondinhos aéreos (teleférico) que oferecem um passeio com uma vista maravilhosa da Cascata do Caracol. Na estação superior, há esculturas de madeira que fazem sons de animais e a vista do lugar vale muito a pena para quem deseja observar as belezas naturais da Serra Gaúcha! É um passeio de contemplação, que oferece uma vis˜ão por um ângulo diferente da cascata mais famosa do Brasil!

28. Catedral de Pedra, atração no Centro da cidade

A linda Catedral de Pedra de Canela fica na praça central da cidade e foi construída a partir de 1953. Seu piso e seu revestimento são de pedra e o ponto mais alto da catedral, construída em estilo é gótico, tem 65 metros de altura. A Catedral recebe uma iluminação colorida durante a noite e festividades perto durante o Natal.

Você pode visitar a Catedral de Pedra durante o dia ou também para assistir aos seu espetáculo noturno, chamado Show de Luzes, que acontece às 20h30 e 21h30 e é gratuito! O show é muito legal, com direito a música e um jogo de luzes muito moderno feito na fachada da catedral! Vale a pena reserva uma noite de sua viagem para vê-lo!

29. Castelinho Caracol

Uma das primeiras residências de Canela, o Castelinho Caracol foi construído com madeira de araucária e pinheiros sem que se utilizasse pregos ou parafusos em sua construção – tudo foi feito através de encaixes. A residência de 18 ambiente transformou-se em um museu que exibe peças antigas utilizadas pela família que ali vivia e se orgulha de servir um dos melhores apfelstrudel da Serra Gaúcha. Mesmo que você não tenha intenção de entrar no museu, pode parar para comprar seu apfelstrudel e fazer um lanche durante a tarde!

30. Mundo a Vapor, ótimo para quem gosta de curiosidades

Atração ideal para quem gosta do mundo de máquinas, principalmente aquelas movidas a vapor. Logo ao chegar ao parque o visitante já se depara com uma enorme locomotiva cruzando a fachada do edifício. É a remontagem de um trágico acidente ferroviário que ocorreu em 1895 em Paris, quando um trem descarrilhou e atravessou a parede da Estação Montparnasse. No interior do Mundo a Vapor estão dezenas de máquinas movidas a vapor em versão miniatura – um passeio e tanto para quem gosta de história e das grandes invenções dos séculos passados.

31. Parque Terra Mágica Florybal

A fábrica de chocolates Florybal sempre foi conhecida por suas lojas temáticas divertidas, cheias de personagens de duendes a animais. Toda essa alegria deu origem ao Parque Terra Mágica, em Canela. No amplo espaço cheio de atrações há de tudo um pouco: de fadas a dinossauros, passando por animais, magos, castelo medieval, seres mitológicos, área do terror, índios e santos católicos, com uma imensa imagem de Jesus Cristo. Ainda tem vários brinquedos, cinema 7D e apresentações artísticas. O parque tem restaurante e área de descanso e playground no castelo. Para quem está com crianças é uma atração imperdível!

32. Parque dos Dinossauros

Outra opção para quem visita Gramado com crianças e quer entreter os pequenos é o Parque dos Dinossauros, um espaço cercado pela mata, com réplicas de diferentes espécies de dinossauros. Não é tão grande quanto o Parque Terra Mágica Florybal, mas é uma opção para os pequenos. A dica que deixo é: se você for ao Parque Terra Magica Florybal, talvez não seja necessário ir ao Parque dos Dinossauros porque o Terra Mágica é mais completo.

33. Alpen Park

O Alpen Park é um pequeno parque de diversões em Canela, que tem atrações como montanha-russa, tirolesa, cinema 4D, passeio de quadriciclo, escalada e descida em trenó, que em nossa opinião é a atração mais divertida para os adultos. O parque fica cercado por muitas árvores e tem uma paisagem muito bonita da Serra Gaúcha. É uma excelente atração para quem está com crianças ou mesmo para adultos que buscam por um pouco de adrenalina!

34. Museu do Automóvel de Canela

O Museu do Automóvel de Canela reúne cerca de 50 veículos, fabricados entre as décadas de 1920 e 1980. O lugar tem carros bem cuidados, que antes faziam parte de uma coleção pessoal, e hoje expostos permitem observar a evolução dos veículos ao longo dos anos. Para quem gosta do mundo automotivo, pode ser uma ótima dica de passeio em Canela. O acervo do museu tem carros como o Ford Thunderbird, Cadillac e Isetta e vários outros.

35. Museu Egípcio

Localizado na estrada que leva ao Parque do Caracol, o Museu Egípcio tem grande acervo de peças produzidas pelo artista plástico egípcio Essam Elbattal, entre elas a réplica de múmias, sarcófagos e uma pirâmide com mais de 8 metros de altura. É um passeio bem interessante para adultos e crianças, especialmente pela possibilidade de vestir fantasias egípcias e garantir ótimas fotos no local!

36. Museu do Caminhão – American Old Trucks

Para quem gosta de automóveis, especificamente caminhões, Canela tem um lugar para entrar na sua programação: o Museu do Caminhão, com modelos de caminhões e picapes das décadas de 1940 a 1990. São cerca de 60 veículos expostos, que podem render um bom passeio, principalmente entre os pequenos que têm curiosidade e interesse nesse tipo de veículo!

Chocolates em Gramado e Canela

37. Conheça as fábricas de Chocolate de Gramado

Gramado não é uma cidade para fazer dieta e isso fica evidente quando você descobre a quantidade de fábricas de chocolates artesanais que lá existem. São várias fábricas e várias lojas temáticas, e cada uma delas procura uma maneira de incentivar o turismo. Geralmente essas fábricas abrem suas portas para receber turistas e mostrá-los como é o processo de produção do chocolate, como funcionam as máquinas, quais os ingredientes utilizados na criação de seus doces. Algumas das fábricas e algumas possuem um espaço temático e lúdicos, voltados principalmente para crianças. Para quem está sem carro, basta ligar para as fábricas que geralmente elas buscam os visitantes no hotel para uma visita!

Entre as principais fábricas de chocolate de Gramado estão a Prawer, Lugano, Florybal, Planalto e a Caracol. Cada uma delas cria seus produtos de uma maneira e têm belíssimas lojas espalhadas pela cidade, onde servem chocolates quentes e outros quitutes.

38. Mundo do Chocolate

O Mundo de Chocolate é uma criação da fábrica de Chocolates Lugano. O local, bem no centro de Gramado, oferece uma volta ao mundo através de uma exposição de réplicas de monumentos famosos feitos todos com chocolate. O museu tem mais de 200 peças que juntas somam 30 toneladas do doce e algumas esculturas são impressionantes, as réplicas de animais, a réplica da Esfinge, e uma escultura da Torre Eiffel com 4,20 m – toda de chocolate!

Quem vai ao lugar também pode conhecer um pouco do processo de produção do chocolate e o melhor: a visita termina com uma degustação de chocolates de vários sabores produzidos pela empresa.

39. Reino do Chocolate

Localizado na avenida das Hortênsias, o O Reino do Chocolate é um museu da Caracol, que conta a história do chocolate por meio de um percurso interativo, com diferentes cenários e artifícios visuais ao longo do caminho. É um bom passeio para ir com crianças e para tomar um chocolate quente ao fim da visita! O local tem vista para o Vale do Quilombo, o que deixa o passeio ainda mais legal!

40. Lojas temáticas da Florybal

Com sua abordagem lúdica, a Florybal se tornou uma das maior produtora de chocolates de Gramado e que conquista as famílias com crianças. Suas lojas são sempre marcadas por esculturas de animais, elfos e outros personagens que atraem o público infantil. No site da marca você encontra os endereços das diversas lojas temáticas, com destaque para o Bosque do Coelho e a Casa da Bruxa, inspirada na história de João e Maria.

41. Restaurantes em Gramado e Canela

Pensar em onde comer durante uma viagem parece algo trivial e muita gente não dá atenção a esse detalhe quando viaja, mas em Gramado esse tema é um capítulo à parte e que merece atenção.

Os restaurantes de Gramado e Canela são excelentes, variados e oferecem desde simples sanduíches à pratos da cozinha francesa, suíça e principalmente da alemã, que tem raízes fortes nessa região. No geral, comer em Gramado é caro comparado a outras cidades do Brasil, mas você encontra restaurantes para todos os bolsos, basta saber ir aos lugares certos e aproveitar boas oportunidades.

A diversidade de restaurantes em Gramado é realmente muito grande e além dos já comentados chocolates quentes, você pode reservar um momento para comer um dos pratos da gastronomia local, forte em servir massas, fondue e galetos.

42. Restaurantes de massas em Gramado

Para massas, sugerimos o restaurante Cantina Pastaciutta, que tem massas deliciosas e bem servidas, ótimas para famílias ou para casais. O restaurante já é bastante tradicional e antigo na cidade, contando com uma unidade na Av. Borges de Medeiros e também na Rua Coberta. Outra opção para massas é a o restaurante Famiglia Guimar˜ães, o variado Josephina, além dos restaurantes que servem galetos como o Nonno Mio ou a Galeteria di Paolo.

43. Galeteria em Gramado

Para comer um galeto, tipo de alimento muito tradicional nessa região, vale conhecer a Nonno Mio, que gostamos bastante quando fomos, ou Galeteria Di Paolo. Em ambas a a refeição é farta e acompanhada de massas, polenta e maionese de batatas! O cliente paga um valor fixo e é servido à vontade, podendo fazer reposição de algum item que desejar. Para a sobremesa você pode aproveitar para experimentar um sagú, sobremesa muito consumida pelos gaúchos.

44. Café Colonial em Gramado

O Café Colonial é uma outra tradição de Gramado, em que você pode tomar um café muito reforçado a qualquer hora do dia. A mesa do café colonial é farta, tem bolos variados, embutidos, doces, salgados fritos, queijos, geléias, pães e até carnes dependendo do local — são realmente muitos itens, e servidos à vontade! A refeição vale facilmente como um almoço ou jantar. As sugestões para um café colonial em Gramado, na ordem de nossa preferência dos que já experimentamos, são: o Gramado Café Colonial, Café Colonial Bela Vista e Coelho Café Colonial!

45. Pizzarias temáticas em Gramado

As pizzarias temáticas são cada vez mais populares em Gramado, com espaços ricamente decorados, shows e muita diversão. Os piratas são a atração na Cara de Mau e a selva na Kongo Pizzaria. Na Hector, conhecida como a pizzaria do Harry Potter, você entra no mundo da magia do jovem bruxinho inglês.

A dica se você quiser fazer um jantar temático é entender que se trata de um show e que se paga pelo preço da experiência lúdica, não apenas pela comida em si! Escolha uma das pizzarias que estará de bom tamanho˜! Se você viaja com crianças pequenas, a Kongo poderá ser mais interessante. A Cara de Mau, que tem o Porto Cara de Mau e Navio Cara de Mau são ótimas para adultos e a Hector uma boa pedida para crianças mais velhas, adolescentes e para fãs do mundo de Harry Potter. As experiências são ótimas, mas os preços nem tanto, especialmente para quem viaja em uma família grande.

46. Restaurantes de carnes em Gramado

Para comer uma boa carne, sugerimos os restaurantes Malbec e El Fuego, que tem um ambiente muito bonito e de quebra também servem uma ótima fondue. Outra sugestão, em um ambiente mais refinado, é o La Braise, que oferece muita qualidade em suas carnes.

Outras churrascarias que fazem sucesso na região são a Churrascaria Chama de Fogo e Carne & Osso.

47. Doces em Gramado e Canela

Como resistir às tentações gastronômicas que Gramado oferece? Bem difícil! Além do chocolate quente servido em diversas chocolaterias e fábricas de chocolates, outros locais também servem quitutes que vale a pena incluir na sua programação, principalmente se você busca por um docinho no fim da tarde!

Para um sorvetinho, nossa sugestão é a Cappanone Sud, mas se quiser um chocolate quente ou waffle, vá à Casa da Velha Bruxa, ótima para um lanche. Para provar um doce que faz sucesso na região, vá ao Royal Trudel, que prepara o trudel, um doce do Leste Europeu que pode receber acompanhamentos deliciosos! Outra dica são os cinnamon rolls da Monkey Jack. Em Canela, nossa sugestão é o Braziliano Canela, com milk shakes que chamam atenção e taças apetitosas, cos mais variados acompanhamentos.

48. Restaurantes em Gramado – locais com comidas variadas

Para comidas variadas, recomendamos o simpático Josephina, que tem um pouco de tudo e espaço charmoso no centro da cidade. Ele também está pertinho da São Pedro Casa de Pães e Café, que é boa para lanchinhos com preço em conta.

Se quiser comer bem e sem pudores, reserve pelo menos um almoço no Quintanilha, com ótimo buffet livre com sucos e sobremesas incluídos. O Alecrim Santo é outra ótima opção de restaurante em Gramado.

Procurando um self-service em Gramado? Então nossa sugestão é o Vale Quanto Pesa, um restaurante bem localizado, no centro da cidade, onde você pode comer uma comida caseira.

Em Canela, sugerimos Empório Canela, que funciona bem para uma refeição intimista, em um ambiente muito acolhedor. Também gostamos muito do Férreo, onde você pode fazer uma refeição dentro de um antigo vagão de trens — a experiência é muito legal e diferente! O Magnólia é uma boa dica para o jantar, em uma casa lindamente decorada!

49. Fondue em Gramado – RS

Jantar uma fondue em Gramado é um programa clássico e que recomendamos para ao menos uma noite do seu roteiro! As alternativas de restaurante são enormes e para todos os bolsos. A grande pedida por lá é a sequência de fondue, com etapas de fondue de queijo, fondue e carne e fondue de chocolate como sobremesa.

O segredo é ir a um restaurante que ofereça uma experiência agradável e atenda aos seus padrões de qualidade e ao seu bolso. Não é preciso ir a um lugar caro para comer bem, mas desconfie de locais que servem a sequência de fondue por preços muito baixos.

Dos fondue que tivemos a oportunidade de experimentar em Gramado, em nossa opinião, os melhores são foram o Belle du Valais e Chalet de la Fondue, que são mais refinados e realmente mais caros.

Algumas opções de médio custo e que também nos agradaram muito foram o El Fuego e o Chez Lys Blanc, em Canela, além do Malbec, em Gramado. Se não quiser gastar tanto, mas comer muito bem, sugerimos o El Fuego, com uma excelente fondue de chocolate e o Chez Lys Blanc, que tem promoção em alguns dias da semana.

Com um custo mais em conta, sugerimos o Maximilia, o Maison de La Fondue ou também o Vue de la Vallée.

50. Hard Rock Café Gramado

Inaugurado no inverno de 2018, o Hard Rock Café Gramado rapidamente virou uma das principais atrações da Serra Gaúcha. Um lugar que reúne música e gastronomia aos moldes da rede famosa em todo mundo, mas com um toque regional no cardápio: o hambúrger Local Legendary.

A casa costuma ficar cheia, com bandas e apresentações artísticas diferentes ao longo da semana. Em nossa última viagem à Gramado o couvert custava entre R$50 por pessoa (o valor depende da temporada). Gostamos bastante do show e o atendimento foi ok. Sugerimos que você reserve uma mesa com antecedência para que possa ter uma visão privilegiada das apresentações.

51. Jantar em um vagão de trem em Canela

O restaurante Férreo tem mesas dentro de um antigo vagão de trem revitalizado e estacionado na Estação Campos de Canella, em Canela. No cardápio estão pratos para todos os gostos e entre os mais pedidos, estão o nhoque de mandioquinha com ragu de carne e o arroz de rabada.

Além disso, o local é uma ótima opção para quem quer fazer uma degustação de vinhos — fizemos a degustação de vinhos produzidos no Rio Grande do Sul e harmonizada com quitutes do restaurante! Tudo uma delícia!

52. Gatzz

Inaugurado em 2021, o Gatzz é uma nova opção de entretenimento em Gramado. Ele é um “dinner show”, ou seja, restaurante e casa de espetáculos, que oferece uma experiência de jantar temático. O ingresso ao local pode ser adquirido para fazer o jantar (servido em 4 etapas) e show ou apenas o show “belle époche”, que conta com cantores, apresentadores carismáticos, dançarinos e acrobatas. O espetáculo revive o glamour dos anos 20 e é realizado em um espaço muito bonito!

Gostamos bastante da experiência! A comida estava ótima, bem quente, e o espetáculo é realmente diferente das outras opções de atrações na noite da cidade. Os drinks têm um valor salgado, em torno de R$40-50, mas a experiência como um todo foi muito legal!

53. Ofertas nos restaurantes em Gramado

Uma dica muito útil para quem quer comer sem gastar muito ou visitar atrações por preços mais acessíveis, é utilizar os sites La Iguana e Tche Ofertas. Esses são sites de compras coletivas que geralmente oferecem boas ofertas para os visitantes. Ao realizar uma compra confira sempre quais são as regras da promoção para garantir que o cupom poderá ser utilizado no período de sua viagem!

54. Dicas extras sobre os restaurantes em Gramado!

A comida farta é uma característica dessa região, então vale sempre perguntar quantas pessoas servem o prato que você pretende pedir. Dessa maneira você evita desperdícios e pode até economizar.

Muitos restaurantes oferecem traslado gratuito a partir do hotel! Ótimo para quem está sem carro ou deseja beber um bom vinho

Muitos hotéis oferecem cupons de desconto para determinados restaurantes. Você pode sempre perguntar no balcão do hotel sobre essa opção.

Os restaurantes mais famosos da cidade podem ficar cheios em determinados dias e horários da semana. Se tem algum local que você faz questão de conhecer, faça reserva.

55. O que fazer em Gramado com crianças

O Mini Mundo, o Mundo a Vapor, Acquamotion, o Snowland, além do Parque Terra Mágica Florybal e o Alpen Park são boas atrações para quem viaja com crianças para Gramado. O interesse das crianças pelos atrativos, claro, variam de acordo com a faixa etária.

Se você viaja entre novembro e meados de janeiro aproveite para assistir a alguns espetáculos do Natal Luz, que também é incrível para os pequenos. Quando se faz uma viagem com crianças, o ritmo da programação costuma ser mais lento, então também é indicado reservar um hotel que tenha atrações infantis, como piscina e playground.

Crianças maiores e que reagem bem a locais fechados e com um pouco de barulho devem gostar das pizzarias temáticas, como a Kongo e Hector. Fique atento também à programação cultural na Rua Coberta, onde costuma haver peças infantis e shows.

56. O que fazer em Gramado e Canela à noite

Quer explorar a vida Noturna de Gramado? Uma boa sugestão é a Taberna MF, uma cervejaria artesanal com mais de 30 tipos de cervejas. Outra dica é o La Birra, que vem fazendo sucesso. Para quem prefere algo mais animado e gosta de dançar, procure ir ao Bill Bar, que tem programação variada ao longo da semana ou o Hard Rock, que tem apresentações de bandas de rock.

Hotéis em Gramado e Canela

57. Dicas essenciais sobre os hotéis em Gramado

A estrutura hoteleira de Gramado é excelente, a cidade tem hotéis para todos os estilos de viajantes, desde pousadas simples aos hotéis luxuosos e muito bem estruturados. Procure sempre reservar sua acomodação com antecedência, especialmente se planeja sua viagem para um período de férias, em julho, dezembro e em vésperas de feriados porque nesses períodos a procura por hospedagem é sempre mais maior. Pensando em economia, Canela costuma ser mais atrativa do que Gramado e ambas as cidades estão muito próximas: em 10-15 minutos você vai do centro de uma cidade ao centro da outra.

58. Pense na localização do seu hotel em Gramado

Quando se aluga um carro, a localização do hotel pode ficar em segundo plano no momento de escolher o bairro de hospedagem; mas quando a ideia é não alugar um carro e fazer atividades cotidianas caminhando, procure priorizar um hotel bem localizado, no centro de Gramado ou Centro de Canela.

Gramado e Canela são cidades pequenas, é verdade, mas há muitos hotéis que ficam afastados do comércio e se não puder contar com um carro atrapalhará um pouco a logística da viagem.

Embora estacionar no centro nem sempre seja fácil e possa ser necessário pagar por isso, seja nos parquímetros ou estacionamentos privados, para quem quer ter fácil acesso a todas as comodidades, ficar no centro certamente é uma pedida ótima e bastante prática, que recomendamos!

59. Dicas de hotéis em Gramado

Em Gramado, um hotel bastante tradicional é o Ritta Hoppner, que tem chalés confortáveis e românticos. O Hotel Alpestre é ótimo para famílias e o refinado Casa da Montanha é ideal para quem prioriza localização e estrutura. Para ficar no centro, a um minuto da Rua Coberta, o Hotel Cercano, o Laghetto Stilo Centro e o Prodigy são alternativas que gostamos.

Para ficar um pouco mais afastado do centro, em uma região tranquila, o Bavaria Sport Hotel é uma alternativa legal, assim como o Valle dincato, que tem um ótimo café da manhã.

Se você irá comemorar uma data especial em Gramado, considere ficar hospedado no Colline de France, ideal para lua-de-mel ou outras comemorações românticas.

60. Dicas de hotéis em Canela

Em Canela, recomendamos a Pousada Perfume de Canela que é pequena, mas uma gracinha e com funcionários que te fazem sentir em casa. Outros lugares bem avaliados por hóspedes são as pousadas Doce Canela e Blumenberg.

Como chegar a Gramado

61. Voos até Porto Alegre

Boa parte dos turistas que visitam Gramado voam até o aeroporto de Porto Alegre, por causa de sua estrutura, frequência de voos e transporte direto para a Serra Gaúcha.

Para ir do aeroporto de Porto Alegre até Gramado, você pode alugar um carro ou pegar um ônibus da Citral, que passa no próprio aeroporto praticamente de hora em hora — não é preciso ir até a rodoviária de Porto Alegre para pegar um ônibus para Gramado. Outra alternativa é o Uber ou transfer, um transporte compartilhado feito por agências turísticas.

62. Voo de Porto Alegre para Canela

Durante a alta temporada, a Azul Conecta realiza voos entre a capital gaúcha e Canela. O tempo de viagem é de menos de meia hora e o percurso é feito a bordo do Cessa Grand Caravan, uma experiência bastante peculiar.

Transporte em Gramado – como se locomover

Ter um carro alugado é uma forma muito cômoda de se locomover por Gramado, mas se você não fizer questão de alugar um veículo, poderá fazer corridas de Uber pela cidade, que também é forma de fazer alguns trajetos com conforto e preços justos.

63. Carro alugado em Gramado

A maneira mais cômoda de visitar Gramado, Canela ou outras cidades próximas é através de um carro, que oferece mobilidade e independência de ir aonde quiser, quando quiser. Se for alugar um carro em Porto Alegre, opte por uma empresa que tenha filial também em Gramado, para evitar ter que dirigir de volta à capital caso tenha algum imprevisto. E atenção: os motoristas sempre param nas faixas de pedestres em Gramado!

64. Uber em Gramado

A Uber funciona bem em Gramado, mas pode demorar um pouco para encontrar um veículo, especialmente ao visitar atrações mais distantes do centro da cidade, como o Parque do Caracol ou Skyglass Canela.

Se for usar a Uber para ir ou voltar para o aeroporto de Porto Alegre, vale saber que alguns motoristas costumam recusar a corrida no valor do aplicativo e fazer um preço fixo — esteja atento a isso.

65. Transporte coletivo em Gramado:

Existem ônibus entre o centro de Canela e o centro de Gramado, mas para realizar passeios entre as duas cidades, acaba sendo mais cômodo usar o Uber ou os passeios oferecidos pelas agências turísticas da cidade.

66. BusTour em Gramado:

Outra alternativa para fazer os passeios em Gramado por conta própria é utilizar o BusTour, um ônibus de dois andares com uma rota turística que passa pelas principais atrações da cidade. Se você não tem um carro alugado o ideal é comprar o ingresso de dois dias ou de três dias de passeio, já que esses bilhetes têm um bom desconto e permitem conhecer as atrações da região com mais tranquilidade.

67. Táxis em Gramado

Os táxis podem ser uma boa pedida para fazer pequenos trajetos, mas esteja atento ao fato de que a frota de táxis dessas cidades é bem pequena. Quando acontece algum evento na cidade e a demanda de clientes é maior do que o normal, você pode ter que ficar esperando pelos táxis.

68. Mais dicas sobre o transporte em Gramado

Esteja consciente de que estacionar no centro de Gramado pode dar um pouquinho de trabalho e que é preciso pagar pelo estacionamento público nos parquímetros que ficam nas calçadas ou através do app REKPark, que recomendamos o uso porque é muito prático.

Não se iluda pensando que não há trânsito em Gramado por se tratar de uma cidade pequena. Aos domingos, feriados e época de Natal Luz o trânsito pode ficar lento e bem ruim. Se você viaja na alta temporada e tem horário marcado para chegar a algum lugar, saia com um bastante antecedência para evitar transtornos.

Uma dica que vale ouro para quem está sem carro em Gramado e que diferencia a cidade de muitas outras no Brasil, é contar com o transporte gratuito de pontos turísticos e restaurantes. Vários estabelecimentos levam e buscam seus clientes a partir do hotel e isso facilita muito a vida de quem não tem um carro. Se você pretende jantar em um restaurante ou visitar uma atração, informe-se sobre o transporte gratuito. Depois de visitar ao lugar, se não quiser voltar direto para o hotel você pode pedir ao motorista para deixá-lo em outro ponto da cidade.

69. Quando ir a Gramado

Gramado é um destino para visitar o ano inteiro e cada estação oferece uma experiência diferente! No inverno a cidade fica muito movimentada e ganha um ar de elegância que é puro charme. Já entre novembro e janeiro é quando ocorre o Natal Luz, o evento que deixa a cidade toda enfeitada para o Natal. O verão também é o período de floração das hortênsias, que é maravilhoso e torna o visual Vale saber também que a chuva é recorrente nessa região, então prepare para pegar alguns dias nublados, que é algo bastante comum na serra gaúcha.

Não subestime o frio da cidade, principalmente no inverno, e não acredite cegamente na previsão do tempo. É natural que a sensação térmica esteja mais fria do que você pensou inicialmente, então levar um agasalho na mala é bem-vindo em qualquer época do ano, inclusive no verão, que costuma ter dias mais quentes e noites frescas.

Compras no caminho entre Porto Alegre e Gramado

Outlet em Nova Hamburgo

Em Novo Hamburgo, cidade no caminho entre Porto Alegre e Gramado, fica o Fashion Outlet Novo Hamburgo, uma excelente opção para quem deseja fazer compras. No lugar você encontra diversas lojas de marcas conhecidas no Brasil e que vendem produtos de qualidade. Encontramos muitos produtos a preços atrativos e menores do que os oferecidos pelas lojas regulares, mas é sempre preciso averiguar se a compra realmente está valendo a pena. Certamente vale uma parada no caminho, principalmente se você está de carro próprio.

Passeios próximos de Gramado e na Serra Gaúcha

Nova Petrópolis

Conhecida como o jardim da Serra Gaúcha, Nova Petrópolis é uma pequena e charmosa cidade a 34 km de Gramado. Bem no centro da cidade está a Praça das Flores, bem colorida, como o nome mesmo diz. Ali também está o famoso Labirinto Verde, lugares para descansar e banquinhas de artesanato. No Parque Aldeia do Imigrante o visitante pode conferir construções em estilo enxaimel, que reproduzem uma pequena aldeia de imigrantes alemães. Outra grande atração de Nova Petrópolis são as fábricas e lojas de malha.

Labirinto Verde

Um dos principais motivos que levam turistas a Nova Petrópolis é um labirinto feito de arbustos na praça central da cidade. Um bom ponto para se divertir com crianças e fazer belas fotos.

Opa’s Kaffeehaus

Um dos melhores lugares para comer café colonial tipicamente alemão na Serra Gaúcha está em Nova Petrópolis. No Opa’s Kaffeehaus é possível se esbanjar com uma mesa farta com vários tipos de embutidos, queijos, conservas, pães, geléias e um carrinho cheio de tortas doces de tirar qualquer um da dieta. Para acompanhar, sucos, cafés e chás.

Ninho das Águias

A apenas 8 quilômetros do centro de Nova Petrópolis, o Ninho das Águas é o ponto de encontro dos paraquedistas na Serra Gaúcha. Do alto do mirante de quase 600 metros de altura, a vista para a Serra e do Vale do Caí é belíssima e reúne visitantes principalmente durante o pôr do sol.

Trem Maria Fumaça

Trem Maria Fumaça: A locomotiva movida a vapor percorre um trecho de 23 quilômetros entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, um roteiro conhecido pelos vinhos, queijos e outras delícias, verdadeiros legados deixados pelos imigrantes italianos. Ao longo do percurso, os vagões do trem viram palco para apresentações artísticas (de música, teatro e dança), que ficam ainda mais animadas após algumas provas de vinhos, espumantes e sucos de uva oferecidos nas estações em que a Maria Fumaça passa.

Para quem está sem carro: há diversas agências de turismo que vendem pacotes que incluem o transporte de ida e volta para Bento Gonçalves (cerca de duas horas cada trecho), o ingresso para a Maria Fumaça, além de outras atrações. Esse é um dos principais passeios em Gramado e que os turistas mais gostam de fazer em uma visita à cidade.

Vale dos Vinhedos

Existe um outro lado da Serra Gaúcha que não fica para trás quando o assunto é charme, boa gastronomia e atividades turísticas: é o Vale dos Vinhedos, região próxima a Bento Gonçalves, famosa por suas vinícolas, casas de massa e outros (saborosos) legados deixados pelos imigrantes italianos. Desde Gramado são duas horas de carro até o Vale dos Vinhedos, portanto vale reservar dois ou três dias para curtir a região mais italiana da Serra Gaúcha. Confira nossas sugestões de vinícolas no Vale dos Vinhedos, restaurantes em Bento Gonçalves e hotel em Bento Gonçalves.

Caminhos de Pedra

No interior de Bento Gonçalves está um dos caminhos mais famosos da Serra Gaúcha. Na rota rural Caminhos de Pedra, de cerca de 12 km de extensão, estão restaurantes, vinícolas, atrações como a Casa da Erva Mate e a Casa da Ovelha (especial para crianças), e belas paisagens. São mais de 20 locais a serem visitados – em boa parte deles o atendimento é feito pelos proprietários, famílias descente dos imigrantes italianos.

Vale do Rio das Antas

Um dos roteiros rurais de Bento Gonçalves, o Vale do Rio das Antas reúne belíssimas paisagens, ótimas vinícolas e restaurantes de mesa farta e saborosa. Por lá, é possível curtir um piquenique no pôr do sol, passear de tuk-tuk em meio aos vinhedos, além de visitar uma das mais famosas cachaçarias da região.

Templo Budista de Três Coroas:

Fundado em 1995 pelo mestre tibetano Chagdud Tulku Rinpoche, o Templo Budista de Três Coroas hoje recebe visitantes atraídos pelas belas construções, que incluem estátuas, rodas de oração e cores vibrantes, e também pela paz que o ambiente transmite. O templo pode ser visitado fora dos horários de aula e meditação ou nas sessões abertas, geralmente aos domingos. Três Coroas está a apenas 31 km de Gramado e a 95 km de Porto Alegre.

Passeio para conhecer os cânions

A cidade de Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, é um ponto de partida para conhecer maravilhosos cânions, como o de Itaimbezinho e Fortaleza. Embora Gramado fique um pouco distante da cidade, é possível aproveitar uma viagem à região para fazer o passeio bate-volta e conhecer um cânion também! Com certeza é um passeio que relevará de uma forma muito especial as belezas naturais do estado e deixará sua viagem ainda mais completa!