BACK
Produtores e restaurantes que se destacam na charcutaria em São Paulo, por Fred Sabbag | Gastronomia
viagemegastronomia.cnnbrasil.com.br

Produtores e restaurantes que se destacam na charcutaria em São Paulo, por Fred Sabbag | Gastronomia

Produtores e restaurantes que se destacam na charcutaria em São Paulo, por Fred Sabbag . Confira na íntegra na CNN Brasil.

Gastronomia

Do francês charcuterie (chair = carne e cuit = cozido), a charcutaria é uma prática milenar de conservação de carne. Ela surgiu em razão da necessidade de preservação de alimentos e de estocagem para os períodos de escassez e para longas viagens – os exércitos, que há alguns milênios viajavam por longuíssimos períodos, utilizavam a charcutaria para seu alimento.

Outra premissa da charcutaria é o máximo aproveitamento do animal. Partes tidas por “menos nobres” (termo que repudio) são utilizadas em conjunto com aquelas tidas por “mais nobres”. Talvez seja a melhor forma de reduzir o preconceito com alguns cortes e demonstrar que, na prática, devemos mais nos preocupar com a qualidade do animal do que com a parte dele em si.

Geralmente associada à carne de porco – já que o termo remete às linguiças – atualmente a charcutaria vem sendo aplicada a todos os tipos de carne e tem dado origem a produtos incríveis. No texto de hoje, indico alguns produtores e restaurantes que utilizam a charcutaria em seu trabalho e, garanto, é uma ótima oportunidade para retomarmos a prática milenar de estocagem – enchendo a geladeira ou a despensa com essas delícias.

Click to continue reading

Instalado numa charmosa casa na Vila Mariana, o AE! Cozinha é fruto da união de amigos com larga experiência em gastronomia.

A cozinha fica por conta de um dos sócios, o jovem chef Ygor Lopes, que apesar da pouca idade teve passagens pelos estrelados pelo D.O.M, Nerua e Quique da Costa. Na confeitaria está Walkyria Fagundes, especializada pelo ICIF na Itália e pelo Le Cordon Bleu na Espanha. Teve passagens pelo restaurante da Relais & Chateau na Itália, pelo hotel Westin Palace em Madrid, restaurante Épice e na gelateria Gelato Botique no Brasil. Das suas mãos habilidosas e arquitetônicas saem sobremesas saborosas. Juntos, o casal foi premiado pela Veja Comer & Beber 2021 como chef revelação e melhor restaurante bom e barato.

O menu da casa celebra a simplicidade dos alimentos da estação com alto potencial nutritivo através de técnica precisa, revelando sabores potentes e apurados. A charcutaria é estrela no ótimo cardápio, a exemplo do presunto e da mortadela.

Detalhes aqui:

https://viagemegastronomia.cnnbrasil.com.br/gastronomia/produtores-e-restaurantes-que-se-destacam-na-charcutaria-em-sao-paulo-por-fred-sabbag/