BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Viagem

Viagens para destinos aleatórios se tornam uma estranha tendência turística no Japão

Companhias aéreas e operadoras de trens oferecem passagens com desconto de até 83% para estimular o turismo interno após a pandemia de Covid-19.

Para tentar aumentar as viagens turísticas no país, empresas do Japão passaram a investir em uma ideia estranha e inovadora: viagens aleatórias. Funciona exatamente como o nome sugere: pessoas compram passagens para voos ou viagens de trem, sem saber o destino, que só é revelado durante o passeio.

Além da emoção de não saber exatamente para onde está indo, os turistas do país ainda ganham desconto.

Click to continue reading

A medida é uma forma de reforçar o turismo interno do país, que caiu muito durante os anos de pandemia de Covid-19, além de estimular economicamente setores importantes do país.

Segundo o jornal Japan Times, o primeiro empreendimento recente do tipo foi da Companhia West Japan Railway (também conhecida como JR West), que opera linhas férreas na parte ocidental da ilha Honshū, a maior do arquipélago que forma o país.

O turista compra um bilhete aleatório — que tem preço fixo de 5.000 ienes (R$ 186,80, em conversão direta) — e o destino é escolhido por sorteios automatizados por algoritmos. Dependendo da rota, o viajante economiza de 45% a 83%.

“Queremos que os usuários aproveitem o aspecto de jogo e o desempenho de custo”, disse um funcionário da empresa ao jornal, que acrescentou que a procura está bem mais alta que o esperado pela empresa.

Outras operadoras da Japan Railway devem adotar modelos semelhantes em breve, principalmente em épocas de férias e de mais movimento.

O Japan Times lembrou que a Peach Aviation, uma empresa aérea de baixo custo, já tinha lançado algo parecido em meados do ano passado. Clientes compram passagens e só sabem o destino no momento do voo.

A expectativa é que turistas conheçam locais "menos badalados", e ainda gastem menos tempo nos esforços de planejar uma viagem.