BACK
Anderson Torres presta depoimento à Polícia Federal nesta quarta-feira | O TEMPO
www.otempo.com.br

Anderson Torres presta depoimento à Polícia Federal nesta quarta-feira | O TEMPO

PF encontrou na casa de Anderson Torres uma minuta (proposta) para um decreto para que Bolsonaro instaurasse “estado de defesa”, visando alterar o resultado das eleições presidenciais

Política

A Polícia Federal confirmou que o ex-secretário da Segurança Pública do Distrito Federal e ex-ministro da Justiça Anderson Torres vai prestar depoimento nesta quarta-feira (18) sobre o ataque aos Três Poderes. Ele é acusado de conivência com os atos criminosos.

Torres, que era um dos mais fiéis aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), viajou de férias para a Flórida, nos Estados Unidos – onde o ex-presidente está desde 30 de dezembro – em meio a claras ameaças de invasão ao Palácio do Planalto e às sedes do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF), que acabaram se consumando em 8 de janeiro.

Com a violência e as suspeitas de omissão e até conivência de Torres, o governador Ibaneis Rocha (MDB) – outro aliado de Bolsonaro – anunciou, no dia seguinte, a exoneração do seu secretário de Segurança Pública. A PF não descarta a realização de uma futura acareação entre Torres e Ibaneis.

Click to continue reading

Com Torres afastado mas ainda nos EUA, o STF decretou a prisão dele. Enquanto estava na Flórida, o ex-secretário e ex-ministro teve a casa vasculhada por agentes federais, munidos de mandado de busca e apreensão.

Os investigadores encontraram na residência de Anderson Torres, em um condomínio de luxo em Brasília – o mesmo que Bolsonaro pretendia morar com aluguel pago pelo PL –, uma minuta (proposta) para um decreto para que o ex-presidente instaurasse “estado de defesa”, visando alterar o resultado das eleições presidenciais vencida por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Anderson Torres, que é delegado de carreira da PF, foi preso por colegas de instituição no último sábado (14), ao desembarcar de um voo vindo dos EUA. Desde então, ele está em uma sala do 4º Batalhão da Polícia Militar no Guará, região administrativa do DF, onde vai prestar depoimento nesta quarta.