BACK
Após maiores perdas desde agosto, Ibovespa abre em queda | Metrópoles
www.metropoles.com

Após maiores perdas desde agosto, Ibovespa abre em queda | Metrópoles

Às 10h05, poucos minutos após a abertura do pregão, o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, recuava 0,59%, aos 102.933 pontos

Economia

No dia seguinte ao anúncio de que o ex-ministro Aloizio Mercadante assumirá a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Ibovespa abriu em queda nesta quarta-feira (14/12), ainda com o cenário político no radar dos investidores.

Às 10h05, poucos minutos após a abertura do pregão, o principal índice da Bolsa de Valores brasileira recuava 0,59%, aos 102.933 pontos.

No dia anterior, também marcado pelo anúncio dos primeiros nomes da equipe de Fernando Haddad no Ministério da Fazenda, o Ibovespa fechou em queda de 1,71%, aos 103,5 mil pontos. Foi o menor patamar do indicador desde agosto.

Click to continue reading

Com o resultado, o Ibovespa acumula perdas de 7,95% em dezembro e de 1,22% em 2022. É a primeira vez desde o dia 3 de agosto que a variação no ano fica negativa.

Mudança na Lei das Estatais preocupa

Os investidores também se preocupam com a aprovação, pela Câmara dos Deputados, no fim da noite de ontem, de um projeto de lei que tira um obstáculo à nomeação de Mercadante no BNDES.

A atual Lei das Estatais determina um prazo de espera – ou quarentena – de 36 meses para a indicação de pessoas que participaram de campanhas eleitorais para ocupar cargos em estatais. A lei veta a indicação nesse período para cargos de conselho de administração e diretoria dessas empresas. Mercadante foi coordenador da campanha de Lula à Presidência da República.

O projeto de lei aprovado na Câmara muda essa lei, diminuindo o prazo de espera para 30 dias.

Juros nos EUA

Além do noticiário político-econômico nacional, o mercado aguarda com ansiedade a divulgação da nova taxa básica de juros da economia dos Estados Unidos, que está prevista para esta tarde (pelo horário de Brasília).

O Federal Reserve (Banco Central americano), que começou a se reunir na terça-feira (13/12), anunciará sua decisão sobre os juros às 16 horas (horário brasileiro).

Dólar em alta

O dólar abriu a sessão em alta nesta quarta. Às 9h40, a moeda americana avançava 0,47% e era negociada a R$ 5,34.