BACK
Internacional

Ciclone-bomba pode atingir cidades dos EUA no fim de semana

Uma tempestade que se intensifica rapidamente, conhecida como ciclone-bomba, pode trazer problemas para o nordeste e o Meio-Atlântico dos Estados Unidos (EUA) no próximo fim de semana.

Neve, gelo, ventos fortes e inundações estão entre as previsões, tornando viagens potencialmente perigosas nessas regiões.

“Há previsão de que uma tempestade de inverno significativa criará impactos na sexta-feira (28) até o fim de semana, do Atlântico Central ao nordeste”, disse o Centro de Previsão do Tempo do país na manhã de terça-feira (25).

Click to continue reading

A tempestade deve subir a costa leste da sexta-feira para sábado; sua localização em relação à costa determinará a forma que ela assumirá. Os modelos de previsão discordam sobre exatamente onde está o próximo sistema de baixa pressão e quão forte ele se tornará até o final da semana.

É importante notar que os modelos de previsão mudam diariamente e não há razão para acreditar que as execuções de modelos mais recentes sejam mais confiáveis ​​do que as execuções de ontem. Mas, apesar das incertezas atuais, “é cada vez mais provável que traga neve pesada, granizo e chuva para a região, incluindo áreas metropolitanas da I-95”, acrescentou o Centro de Previsão do Tempo.

O escritório do Serviço Nacional de Meteorologia na Filadélfia também reiterou na terça-feira que as previsões atuais para esta tempestade são semelhantes a outras previsões de 3 a 5 dias de tempestades significativas anteriores, uma razão para observar isso de perto no futuro.

As acumulações de neve e gelo podem se tornar relevantes. O escritório do serviço meteorológico em Boston também observou na terça-feira que alguns dos modelos têm o sistema de baixa pressão logo acima de um ponto ideal de previsão conhecido como “Benchmark 70/40”.

Sistemas de baixa pressão que se deslocam sobre este local, a interseção de 40 graus de latitude norte e 70 graus de longitude oeste, são conhecidos por serem fortes no nordeste e muitas vezes trazem grandes quantidades de neve para a área.

Se isso acontecer na sexta-feira, provavelmente haverá uma faixa de neve de 20 a 30 centímetros sobre áreas no sul de New England.

Enquanto o foco é tipicamente o nordeste, o Meio-Atlântico também pode ser fortemente impactado por este ciclone.

“Este ciclone não é fácil”, disse o escritório de Baltimore na manhã de terça-feira. “No entanto, o padrão geral do fenômeno parece ser uma tempestade de neve para grande parte da área atingida”.

À medida que a tempestade se move pela costa leste, espera-se que ela se fortaleça rapidamente e possivelmente se torne um ciclone-bomba com ventos fortes, que podem causar inundações costeiras e erosão da praia.

As marés altas se combinarão com os ventos ao longo da costa atlântica e podem causar inundações costeiras significativas.