BACK
Cientistas criam tímpano artificial para pessoas com lesões voltarem a ouvir - Só Notícia Boa
www.sonoticiaboa.com.br

Cientistas criam tímpano artificial para pessoas com lesões voltarem a ouvir - Só Notícia Boa

Um tímpano artificial foi desenvolvido por cientistas da Alemanha. O protótipo poderá usado em cirurgias de reconstrução para pessoas que tiveram lesões e perderam a audição. Ele é composto de proteínas dos casulos do bicho da seda e plástico biodegradável. Aqui no Brasil, o médico Ricardo Bento, chefe do Departamento de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas […]

Ciência & Tecnologia

Um tímpano artificial foi desenvolvido por cientistas da Alemanha. O protótipo poderá usado em cirurgias de reconstrução para pessoas que tiveram lesões e perderam a audição. Ele é composto de proteínas dos casulos do bicho da seda e plástico biodegradável.

Aqui no Brasil, o médico Ricardo Bento, chefe do Departamento de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, explicou como funciona o novo tímpano artificial alemão:

“Você vai colocar esse material simplesmente para que haja a formação da pele do tímpano sobre ele. Esse material serve de ponte para o crescimento da pele até sua cicatrização”.

Click to continue reading

Diferenças

Diversas situações podem levar a uma lesão no tímpano: infecções, mergulhos profundos, um tapa na orelha e a inserção de objetos no canal auditivo, como muitas crianças costumam fazer.

Porém, muitas vezes a pele do tímpano se reconstitui sozinha e, quando isso não acontece, é necessário refazer o tímpano.

Hoje, os médicos utilizam um implante que é produzido com a cartilagem do próprio corpo. O problema é que esse tipo de implante nunca terá as características de um tímpano original.

“Isso resulta em uma certa deficiência auditiva após a operação”, explicou Marcus Neudert, diretor médico de Ear Research Center Dresden, Alemanha.

Implante inovador

Já o implante inovador, composto de proteínas dos casulos do bicho da seda e plástico biodegradável, vibra com mais intensidade e imita exatamente o tímpano original.

A nova membrana foi criada no Centro de Pesquisa do Ouvido de Dresden.

Ela ainda está em testes. Mas os cientistas alemães acreditam que a novidade poderá ser utilizada dentro de uns cinco a seis anos.

Incrível, né? É nessas horas que a gente se lembra da importância de investir em pesquisas para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Com informações de Jornal USP e DW

https://jornal.usp.br/atualidades/timpano-artificialmente-criado-e-indicado-para-lesoes-que-necessitam-reconstrucao/

https://www.dw.com/pt-br/cientistas-criam-t%C3%ADmpano-artificial/video-63202717