BACK
Negócios

Conheça a vaca que produz mais de 100 litros de leite por dia

Da raça holandesa, Fini Renegade Beatrix foi a campeã do torneio de produção do Agroleite, evento realizado na última semana na “Capital Nacional do Leite”

O torneio de produção já é tradição dentro do Agroleite, feira que é voltada para todas as fases da atividade leiteira. Realizada na última semana em Castro, cidade do interior do Paraná que é reconhecida por ser a “Capital Nacional do Leite”, a edição deste ano trouxe diversas competições e, entre essas disputas, revelou a vaca com a maior produtividade da região.

Ao todo, 20 animais participaram da competição de produção. O torneio contemplou três categorias. Além da adulta, premiou-se a maior produção da vaca jovem, no qual a primeira colocada foi Arkafla Rulia de Knox 2906, dos produtores Armando Carvalho Filho e Flávio Carvalho, com produção de 74 litros média/dia. Na categoria aproximação, baliza 60 litros, a vencedora foi Harm Tata Duke 5915, do proprietário Lucas Rabbers, com média/dia de 59 litros.

Click to continue reading

O grande destaque do torneio, porém, foi a Fini Renegade Beatrix, da raça holandesa. Na competição, foi registrada média de produção diária que superou a barreira dos três dígitos. Ela produziu 102 litros de leite em um único dia. Número bem acima da média nacional — e também acima da produção da região, já conhecida pela efetividade na produção leiteira.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a média nacional de produção, quando se fala em vacas em lactação, é de 7 a 8 litros de leite por dia. De acordo com a Cooperativa Agroindustrial, a média da região dos Campos Gerais, onde fica Castro, é de 30 a 40 litros de leite por dia, por animal.

Durante o torneio do Agroleite 2022, esse número saltou para uma média de 80 a 90 litros por animal/dia. Campeã na categoria vaca adulta, a Fini Renegade Beatrix atingiu, além da marca de 102 litros em um único dia, o total de 293 litros na soma dos quatro dias de prova.