BACK
Política

Debate presidencial no SBT: sem Lula, mas com Bolsonaro, veja como será o evento

O segundo debate entre os candidatos à Presidência da República acontece neste sábado (24), a partir das 18h15h, e será transmitido na TV aberta, no SBt. Em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que fará presença, apesar de não ter confirmado oficialmente com a emissora; já Luiz Inácio Lula da Silva (PT) resolveu que não irá ao encontro.

A transmissão também acontece via outros veículos do pool - CNN Brasil, Nova Brasil FM, Estadão/Eldorado e Veja, das 18h15 às 20h30. O encontro acontece na sede do estúdios do SBT.

Também foram convidados os candidatos Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe d'Avila (Novo) e Padre Kelmon (PTB).

Click to continue reading

Veja as regras do debate:

Primeiro bloco: Candidato pergunta para candidato, seguindo a ordem do sorteio. Cada um perguntará e será chamado a responder apenas uma vez. Quem fizer a pergunta terá direito a réplica, e o que responder poderá fazer a tréplica. A ordem é Simone Tebet, Jair Bolsonaro, Lula, Ciro, Soraya Thronicke , Padre Kelmon e Felipe D'Avila;

Segundo bloco: Seis jornalistas, representando cada um dos veículos do pool, escolherão 2 candidatos: um para responder e outro para comentar a resposta. Aquele que responder à pergunta do jornalista terá direito a réplica após o comentário. Nesta rodada, cada um será chamado uma vez;

Terceiro bloco: Candidato pergunta para candidato, seguindo a ordem do primeiro bloco - cada um perguntará e será chamado a responder apenas uma vez. Quem fizer a pergunta terá direito a réplica, e o que responder poderá fazer a tréplica. A ordem será D'Avila, Padre Kelmon, Soraya, Ciro, Lula, Bolsonaro e Tebet.

Quarto bloco: Segunda rodada de perguntas dos jornalistas voltam a fazer perguntas aos candidatos, seguindo as mesmas regras do segundo bloco. O debate é finalizado com as considerações finais, seguindo a ordem do sorteio. A ordem será Tebet, Bolsonaro, Lula, Ciro, Soraya, Padre Kelmon e D'Avila.

Se os candidatos se sentirem ofendidos, poderão pedir um direito de resposta caso sejam ofendidos moral e pessoalmente. O pedido, que será avaliado por um corpo jurídico, deve ser dirigido ao mediador no momento da ocorrência ou ao final da fala do candidato que a proferiu.

Segundo debate presidencial

Onde assistir: A transmissão acontece via veículos do pool - SBT, CNN Brasil, Nova Brasil FM, Estadão/Eldorado e Veja, das 18h15 às 20h30. O encontro acontece na sede do estúdios do SBT.

Quando: Sábado, 24 de setembro, a partir das 18h15.

Pesquisas eleitorais, como saber em quais posso confiar?

Em meio a essa diversidade de levantamentos existentes no Brasil, muitos eleitores não sabem em quais resultados acreditar.

No primeiro dia do ano passou a ser obrigatório (leia a resolução clicando aqui)o registro junto à Justiça Eleitoral de qualquer pesquisa pública relacionada às eleições para presidente e governador. Porém, se uma pesquisa está registrada não necessariamente significa que ela será confiável, isso porque não há nenhum tipo de fiscalização prévia sobre a metodologia desses levantamentos.

Atualmente, a confiabilidade das pesquisas é garantida no Brasil por meio da transparência. São algumas das informações que devem ser cadastradas junto à Justiça Eleitoral, tornando as pesquisas passíveis de contestação, caso qualquer irregularidade seja encontrada posteriormente:

Nome do contratante

Valor cobrado pela pesquisa

Origem dos recursos investidos

Metodologia

Período de realização

Sistema de fiscalização da coleta de dados

Tipo de questionário aplicado

Qual a data das Eleições 2022?

O primeiro turno das eleições será realizado no dia 2 de outubro, um domingo. Já o segundo turno – caso necessário – será disputado no dia 30 de outubro, também um domingo.

Veja a ordem de escolha na urna eletrônica nas Eleições 2022

Deputado federal (quatro dígitos)

Deputado estadual (cinco dígitos)

Senador (três dígitos)

Governador (dois dígitos)

Presidente da República (dois dígitos)