BACK
Negócios

Editora alemã compra site norte-americano Politico

A editora alemã Axel Springer comprou o site norte-americano Politico, focado na cobertura do ambiente político nos Estados Unidos. O valor da negociação não foi divulgado.

A Axel Springer e o site já mantêm um negócio conjunto na Europa. A joint venture, que lançou a edição do Politico no continente, tem 50% de participação de cada uma das partes. A editora alemã também assumirá o controle dos sites “irmãos” do Politico, o Politico Europe, e do portal de notícias de tecnologia Protocol. O jornal continuará operando separadamente da Springer. A aquisição do Politico é avaliada em US$1 bilhão. O acordo foi negociado por meses. O veículo de notícias registra US$ 200 milhões em receitas por ano.

O atual proprietário do Politico, Robert Allbritton, disse que decidiu vender o jornal porque “está cada vez mais claro” que a responsabilidade de fazer crescer um negócio em escala global pode ser melhor executado por uma empresa maior, como a Springer, do que pelo dono de uma empresa familiar, segundo a CNN. POLITICO O Politico foi fundado em 2007 revolucionando a cobertura política nos Estados Unidos. Foi um dos pioneiros no modelo de postagens curtas e análises em blogs. Investiu no setor de newsletters, com conteúdo exclusivo via e-mail por meio do Playbook.

Click to continue reading

Com a conclusão do negócio, a editora alemã ampliou seu portfólio nos EUA. Em 2015, já havia comprado o então Business Insider, site de negócios e tecnologia que foi rebatizado como Insider no começo deste ano. A empresa alemã também adquiriu também em 2021 o Morning Brew, uma newsletter especializada em negócios e tecnologia. Na Alemanha, a Axel Springer já é dona do Bild, jornal mais lido do país. Também controla o Die Welt, principal publicação do grupo, fundado por britânicos e que circula em 130 países. Entre outros negócios, há jornais na Polônia e na República Tcheca, além da edição.