BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Cultura & Entretenimento

Festival de Cinema de Gramado começa nesta sexta-feira com volta de público

Começa nesta sexta-feira (12) o 50º Festival de Cinema de Gramado, na serra gaúcha. O tradicional Tapete Vermelho será aberto ao público para a cerimônia de abertura, que começará às 16h. Na solenidade, serão entregues os Troféus Reverência Horst Volk a ex-presidentes do festival e a ex-prefeitos do município. A cerimônia contará com apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado.

"É uma edição histórica, com o regresso da presencialidade, mas em sintonia com as possibilidades tecnológicas", afirma o curador da mostra de longas-metragens, Marcos Santuário. O festival segue até 20 de agosto e volta a receber realizadores, elenco e público após dois anos em formato remoto.

Santuário destaca que, em 50 anos, o festival nunca foi interrompido e vem se mantendo conectado com o seu tempo. Este também será, segundo o curador, um ano de homenagens a quem ajudou a construir o evento. "Muita gente fez algo para que o festival aconteça até hoje."

Click to continue reading

Em março de 2020, a edição daquele ano começou a ser preparada em meio às apreensões que a pandemia de Covid-19 impunha no seu início. "Não se tinha experiência do que fazer."

O aprendizado permitirá que nesta seja adotado um sistema híbrido, com a exibição da mostra de documentários brasileiros pelo Canal Brasil. O primeiro, "Ademã – A vida e as notas de Ibrahim Sued", será exibido nesta sexta, às 20h.

Já no Palácio dos Festivais, a programação noturna terá início nesta sexta, às 18h, com a exibição dos curtas brasileiros “O Fim da Imagem” e “Deus Não Deixa” e dos longas “A Mãe” e “La Pampa”. A noite será ainda dedicada à atriz Araci Esteves, que receberá o Troféu Cidade de Gramado.

A programação completa está disponível no site do evento.

Entre os nomes confirmados a participar desta edição estão Marcelia Cartaxo, Otavio Muller, Matheus Nachtergaele, Andre Abujamra, Augusto Madeira, Bete Mendes, Tarcisio Meira Filho, Hermila Guedes, Nando Cunha, Dan Ferreira, Jessica Ellen, Barbara Paz e Zeca Camargo.

O ator Marcos Palmeira será homenageado com o Troféu Oscarito no Festival.

A Cerimônia de Premiação, que será ao vivo direto do Palácio dos Festivais, poderá ser acompanhada pela TV e pela internet no sábado, 20 de agosto. A partir das 21h30, Canal Brasil, TVE e os canais digitais do evento transmitem a cerimônia de premiação com a entrega dos Kikitos.

Ingressos para as sessões noturnas

Este ano, não haverá venda de ingressos para acesso às sessões noturnas no Palácio dos Festivais. As entradas para acompanhar os filmes, homenagens e entrega de prêmios se darão por meio de doações de alimentos. A operação de recolhimento e distribuição das doações ficará a cargo da Secretaria Municipal da Cidadania e Assistência Social e do Gabinete da Primeira Dama Jandira Tissot.

A troca dos ingressos pode ser feita diariamente para a sessão do mesmo dia na secretaria do 50º Festival de Cinema de Gramado, na Sociedade Recreio Gramadense (rua Garibaldi, 328), a partir desta sexta-feira (12). A bilheteria estará aberta a partir das 9h.

Para realizar a troca e garantir o ingresso, é necessário doar 2kg de alimentos não perecíveis para cada ingresso até o dia 19 de agosto, e 4kg para a noite da entrega dos Kikitos, dia 20 de agosto. Cada pessoa pode retirar, no máximo, dois ingressos por dia.

As sessões matutinas e vespertinas, como Mostra Infantil, Mostra Gaúcha de Curtas e Mostra de Longas-Metragens Gaúchos, têm acesso liberado, sem a necessidade de troca de ingressos.