BACK
Política

Morre Iris Rezende aos 87 anos

O ex-prefeito de Goiânia e ex-governador de Goiás Iris Rezende morreu na madrugada desta terça-feira, 9, em São Paulo, aos 87 anos, depois de passar mais de três meses internado. Ele tentava se recuperar de um acidente vascular cerebral (AVC) sofrido em agosto.

De acordo com a assessoria do político goiano, o corpo será velado no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, a partir das 11 horas desta terça. O sepultamento ocorrerá no cemitério Santana, também na capital do Estado, no fim da tarde.

Ainda segundo a assessoria de Iris Rezende, o ex-governador de Goiás foi intubado no sábado 6 para tratar de uma infecção e, desde então, seu quadro de saúde piorou. Ele estava internado no Hospital Vila Nova Star, na capital paulista.

Click to continue reading

A primeira internação de Iris Resende aconteceu no começo de agosto, depois de um mal-estar e fortes dores de cabeça. Na ocasião, ele foi submetido a um procedimento cirúrgico para conter uma hemorragia na cabeça. Apesar de a cirurgia ter sido bem sucedida, o político enfrentou altos e baixos durante todo o período em que ficou internado, tendo de passar diversas vezes pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Trajetória

Depois de concluir seu quarto mandato como prefeito de Goiânia, Iris Rezende decidiu abandonar a vida pública em dezembro do ano passado. Ele nasceu em 1933, em Cristianópolis (GO). Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

A trajetória política teve início em 1959, quando foi eleito vereador, aos 25 anos. Em 1962, Iris Rezende foi eleito deputado estadual por Goiás e, em 1965, assumiu a prefeitura da capital pela primeira vez — mas foi cassado pelo regime militar antes do fim do mandato.

Depois do fim da ditadura, foi eleito governador duas vezes, de 1983 a 1986 e de 1991 a 1994. Iris Rezende também foi ministro da Agricultura do governo do presidente José Sarney, entre 1986 e 1990. Em 1994, foi eleito senador. Em 1997, no meio do mandato no Senado, assumiu o comando do Ministério da Justiça do governo de Fernando Henrique Cardoso.