BACK
Internacional

Parlamentares dos EUA chegam a acordo sobre controle de armas

Um grupo bipartidário de 20 senadores liderados pelos senadores Chris Murphy (D-Conn.) e John Cornyn (R-Texas) anunciou neste domingo (12) que concordou com uma “proposta de bom senso” para conter a violência armada em resposta ao tiroteio em massa em Ulvade, Texas, que deixou 21 pessoas mortas na Robb Elementary School.

10 republicanos assinaram a estrutura bipartidária, o que significa que qualquer legislação baseada em seus princípios tem uma boa chance de reunir 60 votos e superar uma obstrução no plenário do Senado.

A lei incluirá financiamento para ajudar os estados a implementar leis de ‘ bandeira vermelha ‘ , que permitem que a polícia retire armas de pessoas consideradas um risco para os outros ou para si mesmas, o senador Chris Murphy (D-Connecticut), um dos principais negociadores , disse no domingo. Também contará com bilhões de dólares em novos financiamentos para serviços de saúde mental, incluindo uma rede nacional de clínicas, bem como iniciativas de segurança escolar.

Click to continue reading

O presidente Biden elogiou o acordo, que ele disse que “seria a legislação de segurança de armas mais significativa a ser aprovada no Congresso em décadas”, e prometeu assiná-lo.

O plano bipartidário de nove pontos enviaria recursos federais para estabelecer leis de bandeira vermelha para manter as armas fora das mãos de pessoas consideradas perigosas para a comunidade, investir bilhões de dólares em serviços de saúde mental infantil e familiar, financiar serviços de saúde mental baseados em escolas , financiar novas medidas de segurança nas escolas e fortalecer os requisitos de verificação de antecedentes criminais para compradores de armas com menos de 21 anos.

“Hoje, estamos anunciando uma proposta bipartidária e de bom senso para proteger as crianças americanas, manter nossas escolas seguras e reduzir a ameaça de violência em nosso país”, disseram os legisladores em um comunicado conjunto divulgado pouco antes do meio-dia de domingo.

“As famílias estão com medo, e é nosso dever nos unir e fazer algo que ajude a restaurar seu senso de segurança em suas comunidades”, disseram eles.

O anúncio encerra duas semanas de intensas negociações bipartidárias lideradas por Murphy, Cornyn, senador democrata centrista Kyrsten Sinema (Ariz.) e Thom Tillis (RN.C.). Kyrsten Sinema (Ariz.) e Thom Tillis (RN.C.).

Também chega bem a tempo de cumprir um prazo que o líder da maioria no Senado, Charles Schumer (DN.Y.), estabeleceu para as negociações bipartidárias. Charles Schumer (DN.Y.) definido para as negociações bipartidárias.