BACK
Social & Lifestyle

Usar água do mar em sanitários reduziria drasticamente uso de água potável: já é possível!

Em média, 10 litros de água são perdidos a cada descarga que damos em um vaso sanitário. A todo, esse gasto representa quase 30% da demanda total de água doméstica do mundo.

Se pensarmos que apenas 1% da água disponível na superfície da terra é doce e acessível, pode realmente parecer absurdo entender por que ainda usamos água limpa em descargas, certo?

Mas uma solução ao problema já foi encontrada: uma equipe de cientistas da Universidade King Abdullah de Ciência e Tecnologia (KAUST), da Arábia Saudita, descobriu que existe no mar vermelho uma bactéria tolerante ao sal que pode ser usada em vasos sanitários de água salgada, poupando assim até 30% da água do planeta.

Click to continue reading

De acordo com os pesquisadores, a bactéria (AMX11 – Candidatus Scalindua) remove o nitrogênio das águas residuais salgadas para que elas possam ser devolvidas ao meio ambiente, substituindo assim os sanitários de água doce e ajudando a distribuir melhor os recursos do planeta.

Os testes mostraram que a bactéria é 90% eficaz no tratamento de águas residuais e o método pode ser uma boa solução para cidades costeiras.

A prática, segundo os cientistas, já é usada desde os anos 1950 em Hong Kong, Cingapura e Tóquio.

Usar água do mar em descarga é, portanto, uma forma de preservar a água tratada e garantir sua oferta para o consumo humano em todo o planeta.

Limitar o quanto antes o uso de água limpa em vasos sanitários é de extrema importância, especialmente se lembrarmos que, até 2050, a população mundial deva aumentar para 10 bilhões.