BACK
Conhecimento

70% do alunos do 3ª ano escolar não dominam operações básicas de matemática

Victor Godoy, ministro da Educação, revelou que sete em cada dez alunos (70%) do 3° ano do ensino fundamental não dominam as quatro operações básicas da matemática no Brasil. A fala ocorreu durante uma cerimônia no Palácio do Planalto realizada na segunda-feira 20.

“Já sabemos que cerca de metade dos alunos do 3° ano do ensino fundamental não está alfabetizada e que sete em cada dez estudantes não dominam os conhecimentos básicos em matemática”, afirmou. “Os desafios são imensos.”

Os resultados foram mapeados por uma plataforma de avaliação e desempenho disponível não só para a rede pública, mas também para a rede privada, de forma gratuita. De acordo com Godoy, uma avaliação feita pelo Ministério da Educação (MEC) nos últimos meses está traçando um diagnóstico da situação da educação básica no país.

Click to continue reading

Conforme disse o ministro, ela permite a realização de mais de 600 testes avaliativos em matemática, ciências e proficiência em línguas. A partir disso, faz um reagrupamento de estudantes de acordo com o nível em cada uma dessas disciplinas. Até agora, cerca de 5 milhões de alunos em mais de 2 mil municípios foram cadastrados no sistema de avaliação.

Ontem, o MEC anunciou um acordo de cooperação com o Google. A parceria vai disponibilizar uma série de ferramentas digitais para auxiliar na aprendizagem dos alunos. A medida faz parte do Política Nacional de Recuperação da Aprendizagem, lançada por meio de decreto em maio.

“Estamos trazendo tecnologias para nossas escolas públicas, para os nossos estudantes, professores e gestores escolares”, disse o ministro. “Soluções que muitas vezes só estavam disponíveis na rede privada de educação. É com muita esperança que damos mais um passo. Passo este reconhecido internacionalmente, nossas ações estão completamente aderentes à metodologia que o Banco Mundial está disseminando para o mundo. Nosso compromisso é não deixar nenhuma criança para trás e garantir uma educação de qualidade para todos os brasileiros.”