BACK
Economia

BC russo reduz taxa de juros para 8% e estudará necessidade de mais cortes

O banco central da Rússia cortou sua taxa básica de juros em 1,5 ponto percentual nesta sexta-feira, redução mais intensa do que o esperado, para 8,0%, e disse que estudará a necessidade de mais afrouxamento à medida que a inflação desacelera e a economia mergulha em recessão.

Esse foi o quarto corte de juros deste ano.

Imediatamente após o envio de forças armadas de Moscou para a Ucrânia, em 24 de fevereiro, o banco central do país aumentou sua taxa básica de 9,5% para 20%, a fim de reverter um tombo no valor do rublo.

Click to continue reading

Em pesquisa da Reuters nesta semana, a maioria dos analistas consultados esperava corte menor, de 0,50 ponto percentual, ante patamar de 9,5%.

“O Banco da Rússia considerará a necessidade de uma redução da taxa básica no segundo semestre de 2022”, afirmou a instituição em comunicado.

O rublo ampliou perdas e caiu para 58,13 por dólar minutos após a decisão.

O banco central russo revisou suas previsões econômicas para este ano, dizendo que o Produto Interno Bruto (PIB) do país recuará de 4% a 6%.

No final de abril, o banco havia dito que o PIB encolheria de 8% a 10%.

Em 2023, a economia contrairá de 1% a 4%, disse o banco central, revisando sua previsão anterior de que a economia encolheria até 3% no próximo ano.