BACK
Negócios

Feira reúne setor de rochas que gera mais de U$ 1 bi em exportações

Elas estão presentes em fachadas de edifícios, bancadas comerciais, pisos residenciais, calçadas e uma diversidade de áreas que compõem os vários segmentos da construção civil. Porém, muito além de trazer mais beleza a ambientes, o setor de rochas ornamentais é responsável por movimentar a economia nacional, fazendo com que o Brasil seja referência mundial em exportação e qualidade.

Segundo dados do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), o país é o 5º maior produtor, atrás somente de China, Índia, Turquia e Irã. E gera cerca de 480 mil empregos diretos e indiretos no setor.

A força do segmento pode ser medida com números. Responsável por movimentar US$ 5 bilhões por ano, entre equipamentos, insumos e serviços, o ramo bateu recorde histórico nas exportações em 2021, com faturamento de US$ 1,3 bilhão. O Espírito Santo é responsável por 83,3% de todas as comercializações para o exterior.

Click to continue reading

Por esse motivo, o estado é palco para uma das feiras mais tradicionais de mármore e granito da América Latina, a Cachoeiro Stone Fair. Realizada em Cachoeiro de Itapemirim (ES), reúne há mais de 30 anos empresários, fornecedores, compradores e visitantes de aproximadamente 600 cidades brasileiras.

“O Espírito Santo é o maior pólo de rochas ornamentais do Brasil, reunindo as maiores empresas do setor, tanto em número de marcas quanto em investimento em tecnologias. Já Cachoeiro de Itapemirim é o maior polo de processamento de rochas da América Latina”

Flávia Milanez e Milaneze, diretora da Cachoeiro Stone Fair

Negócios e networking

Aclamada como a capital brasileira do mármore, sendo dona de uma das maiores jazidas do país, Cachoeiro de Itapemirim é reconhecida pelo enorme parque industrial de rochas ornamentais, reunindo a maior concentração de empresas do ecossistema da América Latina.

Com a presença de 180 marcas expositoras espalhadas em uma área de aproximadamente 20 mil m², o evento tem a expectativa de reunir aproximadamente 17 mil visitantes entre 23 e 26 de agosto. Por concentrar no mesmo espaço empresas produtoras, de tecnologia e de serviços – nacionais e internacionais –, a feira é o ambiente ideal para a geração de negócios e a realização de networking.

Direcionada a profissionais e empreendedores que atuam na área, como marmoristas, arquitetos, engenheiros e designers, a feira contará com a presença de marcas reconhecidas no mercado brasileiro, além de empresas da China, Itália, Espanha e Bélgica, países que são referências na indústria mundial.

Destaques da Cachoeira Stone Fair

Aproximação comercial: participação de grandes player do mercado nacional e internacional.

Inteligência de mercado: informações em tempo real para orientar decisões e investimentos.

Serviços e produtos: presença de fornecedores de insumos, maquinários, equipamentos e ferramentas.

Primeira mão: acesso a soluções inovadoras e tecnologia de ponta.

17 mil visitantes de 600 cidades brasileiras.

180 expositores do país e do exterior.

Tour guiado em empresas que são destaques na região.

Palestras e visitas a fabricantes

Como novidade neste ano, a Cachoeiro Stone Fair promove, pela primeira vez, um dia especial com palestras e oficinas voltadas para marmoristas e profissionais que desejam se atualizar sobre as novidades e tecnologias que despontam no setor. A programação especial será realizada na quarta-feira (24/8) e contempla ainda um tour guiado a diversas empresas e pedreiras de rochas ornamentais de Cachoeiro de Itapemirim e região.

“Historicamente, a feira já é o maior encontro de marmoristas do Brasil. Mas a gente sentia falta de oficializar isso em uma data especialmente para eles. A proposta é trazer informações de qualidade para o setor, com trocas de experiências com especialistas do setor”, destaca Flávia Milaneze. Entre os palestrantes estão Ricardo Estuqui, CEO da Nobile Marmo e Portal Rochas na Arquitetura, Guto Bedetti, CEO da GS Mármores, Carla Sarni, CEO do Grupo Salus, e Katiane Passos, CEO da Avantti Nordeste e Gestora da Nordeste Mármores.

Com vagas limitadas, a ação especial irá ocorrer durante o dia inteiro e encerrará com um momento de happy hour para troca de experiências entre os participantes. É necessário fazer a inscrição prévia para participar.

Este será o primeiro evento desse porte na América Latina após quase dois anos de pausa. Segundo a organização, trata-se de uma forma de aproximar as empresas que vendem a matéria-prima do público-alvo que consome os produtos. Além disso, possibilita que empresários e profissionais tenham acesso às inovações e tecnologias que têm sido utilizadas para otimizar processos, aperfeiçoar a fabricação de rochas ornamentais e dar ainda mais qualidade aos produtos – tudo em primeira mão.

Para participar, é necessário fazer a inscrição no site do evento. Na retirada da credencial, é obrigatória a apresentação de um documento com foto e cartão comercial. Por questão de segurança, crianças menores de 14 anos não poderão entrar, mesmo estando acompanhadas.

Cachoeiro Stone Fair

Quando: de 23 a 26 de agosto

Horário: das 14h às 20h (acesso até as 19h)

Onde: Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa — Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo (ES)

Inscrições:

Para visitar a feira: www.cachoeirostonefair.com.br

Para o Maior Encontro de Marmoristas do Brasil: ​​https://bit.ly/encontromarmoristas