BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Economia

FGV registra cenário positivo para o mercado de trabalho

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) subiu 1,5 ponto em setembro, saltando para 83,8 pontos. Calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o índice monitora a situação do mercado de trabalho no Brasil.

De acordo com a FGV, “o IAEmp tem por objetivo antecipar os principais movimentos do mercado de trabalho no Brasil”. O cálculo é feito com base em dados extraídos das Sondagens Empresariais e do Consumidor, coletados pela própria instituição. Quanto mais alto, melhor o cenário. A marca do mês passado é a maior para o índice desde outubro de 2021 (87,1 pontos). Em médias móveis trimestrais, o indicador avançou 0,6 ponto, chegando, assim, a 82,4 pontos.

“O IAEmp voltou a subir no resultado de setembro e já acumula alta de 8,8 pontos nos últimos seis meses”, informa Rodolpho Tobler, economista da FGV. “O patamar do indicador ainda exige alguma cautela, mas sua trajetória favorável nesse trimestre indica um cenário positivo para o mercado de trabalho.”

Click to continue reading

FGV: mercado de trabalho melhora sem pandemia

Para o pesquisador, a melhora está ligada ao afastamento da crise sanitária causada pelo coronavírus. “Com a pandemia cada vez mais distante do radar, a economia vai ditar o ritmo do mercado de trabalho”, explica. “No curto prazo, ainda é possível novos resultados positivos, mas a virada para 2023 tende a trazer novas oscilações junto da desaceleração da atividade econômica.”

Em setembro, quatro dos sete componentes do IAEmp da FGV contribuíram para o resultado positivo para o mercado de trabalho no Brasil. Desse modo, os destaques ficaram com os indicadores de Tendência dos Negócios, de Situação Atual dos Negócios da Indústria e de Emprego Previsto de Serviços. Respectivamente, eles contribuíram com 0,9, 0,4 e 0,4 ponto.