BACK
Macacos dizem olá e adeus, assim como os humanos, revela pesquisa | CNN Brasil
www.cnnbrasil.com.br

Macacos dizem olá e adeus, assim como os humanos, revela pesquisa | CNN Brasil

Macacos dizem olá e adeus, assim como os humanos, revela pesquisa. Confira a matéria na íntegra na CNN Brasil.

Ciência & Tecnologia

Assim como as pessoas, chimpanzés e bonobos não costumam ir embora sem se despedir. Os macacos usam sinais propositalmente para iniciar e terminar interações sociais – comportamentos não vistos tipicamente fora dos humanos até agora, de acordo com um novo estudo publicado na revista iScience.

Os pesquisadores analisaram mais de 1.200 interações com grupos de chimpanzés e bonobos em zoológicos, e descobriram que eles costumam trocar olhares ou gestos para compartilhar suas intenções sobre as interações sociais. Esses gestos incluíam tocar um ao outro, segurar as mãos e até mesmo bater cabeças.

Os bonobos trocavam sinais de “alô” antes de brincar, 90% do tempo, e os chimpanzés 69% do tempo, de acordo com o estudo, e despedidas eram ainda mais comuns.

Click to continue reading

Os cientistas dizem que a capacidade dos macacos de sinalizar olás e despedidas indica algo muito maior do que educação. Mostra que chimpanzés e bonobos podem comunicar um senso mútuo de obrigação um para com o outro.

“Em humanos, isso (senso de obrigação mútua) é testemunho de compromissos conjuntos”, disse a principal autora do estudo, Raphaela Heesen, pesquisadora de pós-doutorado na Durham University, no Reino Unido. “Isso sustenta todos os tipos de interações conjuntas, incluindo as de pequena escala – por exemplo, você almoçando com seus amigos, ou em grande escala, como grandes projetos.”

“É como a cola de nosso sucesso como espécie, e esse trabalho de base está presente também em bonobos e chimpanzés”, disse Heesen à CNN.

Ao contrário de estudos anteriores, os pesquisadores propuseram que os compromissos conjuntos não se baseiam apenas em um sentimento de obrigação, mas também no processo de estabelecer mutuamente o acordo e concordar que ele seja cumprido. É por isso que Heesen diz que é significativo que os macacos se comuniquem entre si quando pretendem iniciar e terminar interações, como brincar.