BACK
Playoffs da NFL: os confrontos, as análises, comparação dos quarterbacks e tudo que você precisa saber da rodada divisional
www.espn.com.br

Playoffs da NFL: os confrontos, as análises, comparação dos quarterbacks e tudo que você precisa saber da rodada divisional

Segunda rodada dos playoffs começa neste sábado e tem transmissão ao vivo pela ESPN no Star+

Esportes

Segunda rodada dos playoffs da NFL começa neste sábado e define os dois finalistas de cada conferência no caminho para o Super Bowl LVI.

Chegou a hora da rodada conhecida como "o melhor fim de semana do futebol americano"! Neste sábado e domingo, os oito melhores times da NFL se enfrentam em confrontos de jogo único para decidir os dois finalistas de cada conferência.

Melhor campanha da Conferência Americana, o Tennessee Titans estreia nos playoffs recebendo o Cincinnati Bengals na primeira partida do sábado, às 18h30 (de Brasília). Na sequência, às 22h15, é a vez da melhor campanha da Conferência Nacional, o Green Bay Packers, debutar na pós-temporada diante do San Francisco 49ers.

Click to continue reading

No domingo, os trabalhos começam com Tom Brady e o Tampa Bay Buccaneers recebendo o Los Angeles Rams às 17h. Por fim, às 20h30, Kansas City Chiefs e Buffalo Bills reeditam a última final da AFC.

O ESPN.com.br preparou uma prévia de cada um dos quatro confrontos, acompanhada de uma comparação estatística entre os quarterbacks e uma enquete para o fã do esporte escolher seu favorito.

Vale explicar que as comparações entre os quarterbacks usam números apenas da temporada regular e mostram touchdowns (somando aéreos e terrestres), turnovers (somando interceptações e fumbles perdidos), média por jogo de jardas passadas e corridas, precisão dos passes (taxa de passes completos) e a Nota QBR (cálculo estatístico exclusivo da ESPN para medir a performance dos jogadores).

Tennessee terminou na primeira colocação na Conferência Americana, mas isso não significa favoritismo absoluto. Nos Estados Unidos, inclusive, discute-se se os Titans estão entre os piores cabeça de chave da história dos playoffs. Olhando pelo lado positivo, a equipe de Mike Vrabel conseguiu o fato com muitas lesões, em especial do melhor jogador do time, Derrick Henry, que retorna para os playoffs.

Já Cincinnati espantou o fantasma de mais de 30 anos sem vitórias na pós-temporada no último sábado ao vencer Las Vegas nos segundos finais. Os Bengals possuem uma defesa que acumulou números respeitáveis contra a corrida durante a temporada, mas para vencer, toda a unidade terá que crescer contra o “King Henry”.

Ryan Tannehill teve em 2020 a melhor temporada de sua carreira, comandando um dos melhores ataques da NFL. Neste ano, seu desempenho regrediu, mas ele ainda se manteve entre os 10 principais quarterbacks da liga em termos de nota QBR. O camisa 17 costuma brilhar no play action, ainda mais com o retorno de Derrick Henry, e também pode surpreender ganhando importantes jardas terrestres.

Joe Burrow, por sua vez, alcançou o posto de estrela já em sua segunda temporada na NFL. Após sofrer uma grave lesão de joelho em seu ano de calouro, o atleta de 25 anos retornou com tudo, terminando em 3º na estatística de jardas passadas por jogo e em 1º na taxa de passes completos. Isso evidencia suas características como um quarterback inteligente e muito preciso no jogo aéreo.

Green Bay perdeu as duas últimas finais de conferência – em casa para os Buccaneers e fora de casa para... os 49ers. E nos últimos 10 anos, os Packers ainda amargam outras duas eliminações para San Francisco, em 2013 e 2014. Esta talvez seja a melhor chance de acabar com a freguesia e dar a Aaron Rodgers a oportunidade de ganhar seu segundo Super Bowl.

Do lado dos visitantes, o caminho para outra vitória na Tundra Gelada passa pela defesa – em especial, o grupo de linha defensiva liderado por Nick Bosa (que ainda se recupera de uma concussão) e Arik Armstead. Pressionar o quarterback rival por todo o jogo é a melhor forma de não permitir muitos pontos a um adversário como Green Bay.

Do ponto de vista dos quarterbacks, não há qualquer comparação no confronto de sábado a noite. Aaron Rodgers é um dos favoritos ao prêmio de MVP – seria seu quarto – e executa o plano de ataque com perfeição, raramente entregando a bola ao adversário. Quando o plano não dá certo, ele é mais do que capaz de improvisar e criar jogadas mágicas com armas como Davante Adams.

Jimmy Garoppolo, por outro lado, é um nome de quem os 49ers querem depender o mínimo possível. O camisa 10 até consegue caminhar com o ataque de maneira efetiva, mas dificilmente tira coelhos da cartola e às vezes põe tudo a perder com jogadas inexplicáveis, como a interceptação no último quarto da rodada de Wild Card contra o Dallas Cowboys.

Atual campeão, o Tampa Bay Buccaneers sonha com o bicampeonato escorado por um elenco muito forte. A defesa é praticamente a mesma que infernizou Patrick Mahomes no último Super Bowl e o ataque manteve as peças – até os desfalques aparecerem. Destaque da linha ofensiva e protetor do lado direito de Tom Brady, Tristan Wirfs é dúvida com lesão no tornozelo. O wide receiver Chris Godwin está fora da temporada com lesão no joelho, ao passo que Antonio Brown foi demitido após abandonar o time no meio de um jogo.

O forte Los Angeles Rams tenta aproveitar os desfalques do ataque rival com uma potente defesa, que cedeu apenas 11 pontos para os Cardinals na última semana. Aaron Donald é uma força imparável na linha defensiva, o experiente Von Miller chegou durante a temporada como reforço para a pressão nos quarterbacks e Jalen Ramsey comanda a cobertura de passes em LA.

Aos 44 anos de idade, Tom Brady disputa com Aaron Rodgers o prêmio de MVP da temporada. Ele liderou a NFL em jardas passadas e touchdowns passados, ficando em segundo na Nota QBR. Não há muito o que dizer sobre o quarterback dos Buccaneers: a maior estrela da história da liga ainda está vivendo seus melhores dias.

Os Rams também não se sentem mal em relação ao seu quarterback. Na primeira metade da temporada, era Matthew Stafford quem liderava a conversa pelo MVP, até que algumas decisões inexplicáveis nos jogos finais o tiraram de cena – seus 19 turnovers não deixam mentir. Mas o jogador adquirido nesta temporada tem capacidade de fazer todos os lançamentos dentro de campo e competir jarda por jarda com Brady. Não à toa, ele teve a 4ª melhor nota QBR da temporada, atrás apenas de Brady, Rodgers e Justin Herbert.

Os Bills estão sedentos por vingança. Após serem eliminados pelos Chiefs na última final da Conferência Americana, Buffalo volta a Kansas City neste domingo. E não se engane: eles têm a melhor defesa da NFL, liderando a temporada regular em pontos e em jardas cedidas. Mas os donos da casa também se orgulham da reviravolta de sua própria defesa, que após começar muito mal, tornou-se Top 3 da NFL em pontos cedidos nas últimas 10 rodadas.

Ofensivamente, as equipes são muito similares às que mediram forças em janeiro de 2021. Travis Kelce e Tyreek Hill puxam a fila de armas de Mahomes, que tenta chegar ao terceiro Super Bowl seguido, enquanto Stefon Diggs e Cole Beasley são os alvos preferidos de Josh Allen.

O grande duelo da partida está nos quarterbacks. Patrick Mahomes não teve sua melhor temporada, acumulando 17 turnovers em 2021 (foram só oito em 2020 e sete em 2019). Mesmo assim, ele ainda ficou em 5º na nota QBR. Se há jogadas ruins, o potencial de explodir defesas em pouquíssimo tempo se mantém intacto, como mostraram os seus cinco passes para touchdown num período de apenas 11 minutos e 31 segundos na última semana contra o Pittsburgh Steelers.

Enquanto Mahomes é o 5º em QBR, Josh Allen é o 6º. O espetacular quarterback também tem traços de seu rival, fazendo passes de posições pouco convencionais e com enorme força no braço. Mas não é só pelo ar que o líder dos Bills avança - e esse é seu grande diferencial. Ele somou 763 jardas terrestres na temporada e mostrou sua habilidade na última semana contra os Patriots, conseguindo importantes primeiras descidas em lances desenhados para que ele corresse com a bola.