BACK
Usar cobertor pesado estimula produção de melatonina, hormônio do sono
www.istoedinheiro.com.br

Usar cobertor pesado estimula produção de melatonina, hormônio do sono

Estudo publicado no periódico Journal of Sleep Research aponta que o uso de cobertores pesados estimula a produção de melatonina, hormônio regula o sono

Saúde

Estudo publicado no periódico Journal of Sleep Research aponta que o uso de cobertores pesados estimula a produção de melatonina, hormônio produzido naturalmente pelo corpo que regula o ciclo circadiano, estimulando o sono no fim do dia.

A pesquisa afirma que cobertores pesados ​​surgiram como uma potencial intervenção não farmacológica para aliviar condições como insônia e ansiedade, mas que isso até agora não havia sido realmente comprovado por meio de experimentos científicos.

“Apesar da falta de evidências experimentais, esses supostos efeitos são frequentemente atribuídos a uma atividade reduzida dos sistemas endógenos de estresse e a um aumento na liberação de hormônios como a ocitocina e a melatonina”, afirma o estudo, capitaneado por Elisa M. S. Meth, pesquisadora do Departamento de Biociências Farmacêuticas da Universidade de Uppsala, na Suécia.

Click to continue reading

Para pôr à prova a tese, os pesquisadores suecos fizeram um teste em laboratório com 26 participantes saudáveis, sendo 15 homens e 11 mulheres, investigando se o uso de um cobertor pesado (cerca de 12% do peso corporal) durante o sono resultava em maiores concentrações de melatonina e ocitocina em comparação com um cobertor leve (cerca de 2,4% do peso corporal). Eles também analisaram alterações nas concentrações do hormônio cortisol (ligado ao estresse), a atividade da alfa-amilase salivar, a sonolência subjetiva e a duração do sono.

Resultados

O estudo verificou que o uso de cobertores pesados levou a um aumento de 32% na concentração de melatonina no organismo desde o momento em que as pessoas se deitavam (às 22h) até o momento em que as luzes eram apagadas para que elas dormissem (às 23h), ou seja, durante o período de uma hora.

Apesar desse aumento, os pesquisadores afirmam que nenhuma outra diferença significativa foi encontrada, como sonolência subjetiva e duração do sono. Segundo eles, trata-se do primeiro estudo a sugerir que usar um cobertor pesado pode resultar em uma liberação mais significativa de melatonina na hora de dormir.

No entanto, eles ressaltam a necessidade de manter a cautela e investigar se o efeito de estimular a secreção de melatonina é observado todas as noites quando se usa um cobertor pesado durante semanas a meses, assim como se o aumento na melatonina pode ser realmente terapeuticamente relevante para casos de insônia e ansiedade.