BACK
Moda & Beleza

Transparência sem sutiã está em alta e os conservadores que aprendam a lidar com isso

O ano é 2022 e, pelo visto, mamilos femininos ainda são polêmicos. Que o diga Florence Pugh, de "Viúva Negra", que usou transparência sem sutiã durante um desfile da Valentino, em Roma, e foi alvo de críticas nas redes sociais.

"Quando escolhi usar esse vestido incrível, tinha certeza de que não havia possibilidade de não receber comentários, bons ou ruins. Nós sabíamos exatamente o que estávamos fazendo. [...] Mas o que tem sido interessante de ver e testemunhar é quão fácil é para os homens destruírem o corpo de uma mulher. Vocês fazem isso publicamente, cheios de orgulho, e ainda deixam seus cargos e e-mails profissionais na bio", escreveu a atriz em parte de um pronunciamento no Instagram.

"Não é a primeira vez e certamente não será a última que uma mulher ouvirá o que há de errado com seu corpo por uma multidão de estranhos. É preocupante quão vulgar alguns de vocês, homens, podem ser. [...] Tantos de vocês queriam, de um jeito agressivo, que eu soubesse que ficaram desapontados com o tamanho dos meus peitos ou que eu deveria ficar envergonhada pela flacidez deles. Eu convivo com meu corpo há muito tempo. Sei bem como meus peitos são e não tenho medo deles", completou Florence em outro trecho do texto.

Click to continue reading

Há alguns meses, durante um evento de Yves Saint Laurent, em Paris, Bruna Marquezine passou pela mesma situação ao deixar os mamilos à mostra com uma regata transparente. "Relaxa, machista. A minha fama aqui é de atriz, modelo, fashionista, influenciadora, gente boa, gentil, educada, divertida e de uma baita de uma gostosa", respondeu ela, no Twitter, a um internauta que se dizia preocupado com a reputação de Bruna.

"Fui muito bem tratada a noite inteira por todos que cruzaram meu caminho. Não se preocupe comigo e nem com os meus peitos. E eu estou na Europa, aqui é normal. Não é essa cafonice do Brasil que só aceita ver teta em carro alegórico no Carnaval”, declarou a atriz a outro usuário da plataforma.

Anitta é outra famosa que já precisou se posicionar sobre a questão. Além do vestido transparente que usou esta semana em uma festa da Dolce & Gabbana, em 2020, a cantora foi para a balada com uma blusa, digamos, mais reveladora. "Mostrei o mesmo que daria para ver se a blusa estivesse em um homem: mamilos. Até cachorro tem mamilo", disparou ela quando uma seguidora questionou a transparência da peça.

Assim como as que são celebridades, as "anônimas" não estão livres desse tipo de julgamento. Então, é sempre bom destacar que o corpo da mulher não é público e transparência, decote e afins não são um passe livre para opiniões sexistas, muito menos um convite para o assédio.