BACK
É hoje o dia de montar a Árvore de Natal! Começou o Advento - Só Notícia Boa
www.sonoticiaboa.com.br

É hoje o dia de montar a Árvore de Natal! Começou o Advento - Só Notícia Boa

Claro que cada um monta a Árvore de Natal no dia que quiser, mas pela tradição cristã tem dia certo, que é hoje, 27 de novembro, data que marca o início do Advento. O Advento – palavra que vem do latim adventum e significa chegada – faz referência à chegada de Jesus ao mundo, há […]

Cultura & Entretenimento

Claro que cada um monta a Árvore de Natal no dia que quiser, mas pela tradição cristã tem dia certo, que é hoje, 27 de novembro, data que marca o início do Advento.

O Advento – palavra que vem do latim adventum e significa chegada – faz referência à chegada de Jesus ao mundo, há 2022 anos. Ele tem duração de quatro semanas de preparação. E este ano, vai de 27 de novembro a 24 de dezembro de 2022, a véspera de Natal.

A data do advento muda a cada ano, porque ele começa 4 domingos antes do Natal e marca um tempo de espera e de esperança para a chegada de Jesus Cristo. “O que existe, na verdade, é uma tradição forte e quase milenar de montar o presépio no primeiro domingo do Advento (27/11 este ano) […] A árvore tem acompanhado esse costume desde que os católicos a assumiram, mas, não é uma tradição de origem católica”, contou o padre Rafael Vieira em entrevista ao Só Notícia Boa.

Click to continue reading

Missionário Redentorista, ex-CNBB e atual Diretor Geral da TV Pai Eterno, ele lembrou que a montagem do presépio pode ser feita em outro dia. Ele deve ser colocado embaixo da árvore após duas semanas, no terceiro domingo do Advento, que este ano cai no dia 11 de dezembro.

A data representa o Evangelho da anunciação de Jesus pelo anjo Gabriel à Maria.

Motivo da iluminação da Árvore de Natal

O pisca-pisca na árvore representa a vida e a transformação. Ele representa a luz de Jesus em nossas vidas e nossas casas.

Ao enfeitar e colocar pedidos, seguindo a tradição, estamos reforçando a paz e amor de Jesus Cristo.

E ao iluminar a Árvore de Natal ao longo do advento, a ideia é trazer mais luz e prosperidade para dentro nós, diz o cristianismo.

Amor, fé e perdão

Agora sabendo de tudo isso, aproveite o domingo para montar a Árvore de Natal em família e contar às crianças sobre o aniversariante do dia 25 de dezembro.

O homem simples, humilde e sábio que veio ao mundo para ensinar valores da fé, do perdão e do amor ao próximo!

Valores que boa parte dos seres humanos ainda não aprendeu, por isso a mensagem do Natal é tão importante!

Advento: o que é e qual o significado para os cristãos

Advento é uma palavra de etimologia latina, no termo adventum, que significa vinda ou chegada. A palavra advento também pode significar fundação ou criação de alguma coisa (por exemplo: advento da internet ou advento da República).

Recebem este nome as quatro semanas antes do Natal. Este período litúrgico evoca a dupla vinda de Jesus Cristo: a verificada em Belém, quando Ele veio ao mundo, e a que ocorrerá no Seu regresso no Dia do Juízo.

Por isso, a característica deste tempo, com o qual começa o ano eclesiástico, é a purificação como preparação para receber Aquele que está para vir. O caráter penitencial do advento é acentuado pela cor litúrgica, que é o roxo.

Advento é um período mencionado no calendário religioso, é um tempo de alegria para os cristãos, caracterizado pela preparação para o nascimento de Jesus. É por essa razão que hoje em dia o período do advento é definido pelas quatro semanas que antecedem o Natal, tendo início no Domingo mais próximo do dia 30 de Novembro, indo até o dia 24 de Dezembro. É o primeiro tempo do ano litúrgico.

Segundo a Bíblia, o Anjo Gabriel apareceu a Maria numa visão, dizendo que em breve ela daria à luz a um menino, o filho de Deus que viria para trazer luz ao mundo. Esse tempo de espera é caracterizado hoje como advento.

Coroa do advento

A coroa do advento é uma coroa de ramos de abeto, com quatro velas (círios), que se acendem uma após a outra nos quatro domingos do advento. Este costume é relativamente recente, que remonta talvez ao século XIX, e que se difundiu a partir da I Guerra Mundial.

Este ramo está pleno de simbolismo. A sua forma circular representa a eternidade e a sua cor remete para a esperança e vida. Em muitas coroas, existe uma fita vermelha, que simboliza o amor de Deus pela humanidade e o amor das pessoas que esperam o nascimento de Jesus.