BACK
Economia

No Brasil, produção de petróleo deve aumentar 70% em uma década

A previsão do governo é que a produção de petróleo crescerá em mais de 70% nos próximos dez anos. A estimativa foi divulgada pelo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, na segunda-feira 26, durante a abertura da 20ª edição do Rio Oil & Gas, maior evento do setor da América Latina.

“Nos próximos dez anos, a produção de petróleo irá aumentar 73%, e nós investiremos mais de US$ 400 bilhões no setor de petróleo, gás e biocombustíveis”, disse Sachsida. “Como ministro, desde o primeiro dia, deixei bem claro que o caminho da prosperidade vai vir por meio de melhores marcos legais, maior segurança jurídica, foco no investimento privado e geração de competição.”

O ministro falou ainda sobre a aprovação no Congresso Nacional da medida que limita a tributação sobre energia e combustíveis como bens essenciais, segundo ele, uma das medidas mais importantes aprovadas na história do Brasil.

Click to continue reading

“Tributar em 30% um insumo básico para a indústria é tecnicamente um equívoco, essa grande diminuição tributária reduzirá os pesos mortos dos tributos, aumentará a eficiência locativa e deve gerar um grande ganho de produtividade de rendas e empregos na encomia brasileira”, observou Sachsida.

O Rio Oil & Gas vai durar até a quinta-feira 28. O evento reúne representantes de vários países e deve receber cerca de 40 mil visitantes.

Petróleo e meio ambiente

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, e outros nomes importantes da indústria de petróleo e gás também participaram do evento. Joaquim Leite destacou ser possível explorar petróleo e garantir a proteção ambiental. “O setor de óleo e gás já está no caminho de uma nova economia verde”, constatou. “Você tem aí o petróleo com a menor pegada de carbono do mundo aqui apresentado aqui pela Petrobras. O Brasil tem uma oportunidade de ser um país da segurança, da energia e também da energia verde para o mundo.”