BACK
1º bairro do mundo sustentável e impresso em 3D é inaugurado nos EUA - Só Notícia Boa
www.sonoticiaboa.com.br

1º bairro do mundo sustentável e impresso em 3D é inaugurado nos EUA - Só Notícia Boa

Um bairro inteiro com casas impressas em 3D foi inaugurado na cidade de Austin, nos Estados Unidos. O residencial é o primeiro do mundo neste formato e ainda traz casas sustentáveis, alimentadas com energia solar. Segundo a construtora responsável pelo projeto, as casas possuem um custo baixo de construção, o que facilita a realização do […]

Ciência & Tecnologia

Um bairro inteiro com casas impressas em 3D foi inaugurado na cidade de Austin, nos Estados Unidos. O residencial é o primeiro do mundo neste formato e ainda traz casas sustentáveis, alimentadas com energia solar.

Segundo a construtora responsável pelo projeto, as casas possuem um custo baixo de construção, o que facilita a realização do sonho da casa própria para muitas famílias.

A novidade trouxe ânimo também para outros países, inclusive para o Brasil, já que tem alguns projetos similares no Nordeste.

Click to continue reading

Completo, moderno e sustentável

O bairro foi batizado de The Genesis Collection e as primeiras 100 casas já foram entregues. Segundo a construtora Lennar, responsável pelo projeto, as casas são concluídas em 30% do tempo de uma construção convencional, o que acelera a entrega completa do bairro para o próximo ano.

“Estas são as primeiras 100 casas, mas esperamos ser capazes de aumentar a escala e realmente reduzimos os tempos de entrega e os custos”, disse Stuart Miller, presidente executivo da Lennar.

As casas terão entre 2 e 4 quartos, são espaçosas e bastante confortáveis. Além disso, todas já são construídas com telhados que têm painéis solares.

A ideia é que outros painéis sejam instalados nas ruas do bairro, para que a iluminação pública também seja sustentável.

Custo reduzido

A construção do primeiro bairro impresso em 3D também chamou a atenção do mundo pela praticidade com que as máquinas trabalham.

Devido uma alta tecnologia, é preciso apenas 3 operários para que uma casa fique completamente pronta. Além das paredes, a construtora também garante que toda a parte elétrica, hidráulica e a ventilação do imóvel também podem ser impressas.

Tudo isso contribui para baixos custos e prazos.

A construção

Stuart explicou que a impressão das casas foi planejada com muita atenção.

Primeiro é impressa uma camada de cimento sustentável, formando as paredes e deixando todas as aberturas projetadas, como tomadas, portas, janelas, entre outros.

Após toda a estrutura pronta, a impressora finaliza as casas com o acabamento nas cores necessárias, para que os imóveis fiquem prontos para serem habitados.

Com informações de GNN.

https://www.goodnewsnetwork.org/first-3d-printed-neighborhood-is-providing-100-sturdy-affordable-solar-homes-near-austin-for-400k/