BACK
EUA e Rússia usaram linha de emergência militar uma vez durante a guerra
www.noticiasaominuto.com

EUA e Rússia usaram linha de emergência militar uma vez durante a guerra

Não foi especificado quando é que esta chamada foi realizada. 

Internacional

Uma linha de comunicação criada entre os militares dos Estados Unidos e da Rússia no início da guerra contra a Ucrânia foi usada uma vez até agora, noticia hoje a Reuters.

A informação foi obtida junto de um funcionário norte-americano, que falou sob condição de anonimato. Este revelou que os Estados Unidos iniciaram uma ligação através da linha para comunicar preocupações sobre as operações militares russas perto de uma infraestrutura crítica na Ucrânia.

Não se sabendo ao certo qual a infraestrutura em causa, a Reuters especula que esta seja uma central nuclear, provavelmente Zaporíjia. Não foi especificado quando é que esta chamada foi realizada.

Click to continue reading

À Reuters, o Pentágono frisou que mantém os canais de comunicação aberto com a Rússia para “discutir assuntos de segurança críticos com os russos durante uma emergência para evitar erros de cálculo, incidentes militares e escalada”.

As comunicações EUA-Rússia estão no centro das atenções desde o início da invasão da Rússia, dado o grave risco de que um erro de cálculo de qualquer um dos lados possa causar um conflito direto entre as nações com armas nucleares.