BACK
Social & Lifestyle

Nadadora italiana diz estar ‘enojada’ após receber comentários sexistas por exibir medalhas nas pernas

A conquista de uma medalha ou troféu é o símbolo da chegada ao ponto mais alto para maioria dos atletas.

Nesse sentido, a nadadora, do nado artístico, Linda Cerruti não foi diferente e quis dividir com seus seguidores a felicidade pela conquista de oito medalhas, seis de prata e duas de bronze, no Campeonato Europeu de Esportes Aquáticos.

A competição foi realizada neste mês em Roma, na Itália, um sabor ainda mais especial para atleta da casa.

Click to continue reading

Em uma publicação no seu perfil do Instagram, Cerruti exibiu as conquistas com uma pose característica da sua modalidade.

“Compartilhei uma foto tirada na praia onde sempre fui, onde cultivei os meus primeiros sonhos e isso para mim também tem um grande valor simbólico. A foto retrata-me numa pose artística, típica do meu desporto, de cabeça para baixo e dividida, juntamente com as oito medalhas conquistadas no que é o melhor Campeonato Europeu da minha carreira”, descreveu Cerruti.

A imagem, no entanto, foi usada nos comentários para sexualizar o corpo da atleta, o que deixou Linda “enojada”.

“Estou literalmente enojada pelas centenas, provavelmente milhares, de comentários inapropriados, sexistas e pessoas vulgares. Aqui em cima, pedindo antecipadamente desculpas aos jovens atletas que me seguem pelo quanto vão ler (mas a alternativa é o silêncio, que é uma das razões pelas quais ainda hoje lemos essas coisas), relato alguns exemplos da falta de algumas frases no comentário da foto”, escreveu Linda, com exemplos de alguns dos comentários.

“Depois de mais de 20 anos de treinamento e sacrifícios, acho no mínimo VERGONHOSO e dói muito meu coração ler essa horda de pessoas fazendo piadas que sexualizam meu corpo”, completou a atleta.

Leia a legenda na íntegra:

“Como todos os anos, depois de meses e meses de sacrifícios, chegou a semana em que levanto a cabeça da água e respiro. Que fique claro, não estou reclamando, mas apenas relatando a realidade diária que tem sido mais do que compensada por uma carreira cumprida. Há dois dias compartilhei uma foto tirada na praia onde sempre fui, onde cultivei os meus primeiros sonhos e isso para mim também tem um grande valor simbólico.

A foto retrata-me numa pose artística, típica do meu desporto, de cabeça para baixo e dividida, juntamente com as oito medalhas conquistadas no que é o melhor Campeonato Europeu da minha carreira. A publicação foi feita por vários jornais incluindo @larepubblica , @tuttosport @ilfattoquotidianoit e @ilfattoquotidianoit . Hoje de manhã um amigo meu enviou-me uma destas publicações compartilhadas pelas manchetes na sua página do Facebook, eu as abro e estou literalmente anojada pelas centenas, provavelmente milhares, de comentários inapropriados, sexistas e pessoas vulgares.

Aqui em cima, pedindo antecipadamente desculpas aos jovens atletas que me seguem pelo quanto vão ler (mas a alternativa é o silêncio, que é uma das razões pelas quais ainda hoje lemos essas coisas), relato alguns exemplos de algumas frases no comentário da foto.

Depois de mais de 20 anos de treinamento e sacrifícios, acho no mínimo VERGONHOSO e dói muito meu coração ler essa horda de pessoas fazendo piadas que sexualizam meu corpo. Será que uma bunda e duas pernas é realmente o que resta, o tema principal a falar? O mínimo, e a única coisa que posso fazer, é denunciar a inadequação desses comentários, espelho de uma sociedade que ainda é muito masculina e muito diferente daquela em que gostaria de nascer e criar meus filhos um dia.

Gostaria, ao mesmo tempo, de agradecer a todas as pessoas que se afastaram destes comentários, me “defenderam” e apreciaram a foto pelo que é: a imagem de uma nadadora artística orgulhosa das suas conquistas. Essa é a Itália que eu represento orgulhosamente carregando a bandeira tricolor pelo mundo”.