BACK
Neto grava avó cantando e ela vence Grammy Latino aos 95 anos - Só Notícia Boa
www.sonoticiaboa.com.br

Neto grava avó cantando e ela vence Grammy Latino aos 95 anos - Só Notícia Boa

Olha que neto espero! Carlos, que é compositor, cresceu ouvindo a avó cantar em eventos familiares e disse que achava justo compartilhar a voz dela com o mundo. E o plano deu muito certo! A cubana Angela Alvarez acaba de levar o prêmio de artista revelação do Grammy Latino e virou notícia internacional por um […]

Curiosidades

O neto realizou o sonho da avó que sonhava em ser cantora desde jovem. Agora aos 95 anos, ela ganhou o Grammy .

Olha que neto esperto! Carlos, que é compositor, cresceu ouvindo a avó cantar em eventos familiares e disse que achava justo compartilhar a voz dela com o mundo. E o plano deu muito certo!

A cubana Angela Alvarez acaba de levar o prêmio de artista revelação do Grammy Latino e virou notícia internacional por um detalhe bem particular: ela conquistou a fama aos 95 anos!

Click to continue reading

A idosa canta desde os 1, mas foi apenas agora que se tornou celebridade. E tudo por causa do neto, Carlos José Alvarez, que a revelou para o mundo.

Sonho interrompido

Na época em que escreveu a primeira música, Angela disse ao pai que queria ser cantora e ele rejeitou totalmente a ideia.

“Você canta para a família, mas não para o mundo”, lembrou a idosa sobre a frase do pai.

Por respeito a ele, a cubana deixou a música de lado e foi seguir a vida. Aos 19 se casou e, em seguida, teve quatro filhos – três meninos e uma menina.

Com a crise instalada em Cuba, em 1959, Angela resolveu ir embora para os Estados Unidos. No novo país, conseguiu um emprego de faxineira e, diante tantas dificuldades, usava a música para levar um pouco mais de alegria para a família.

O marido de Angela, Orlando, faleceu aos 53 anos de câncer e, alguns anos depois, ela também perdeu a filha para a doença. Foi então que a mulher, mais uma vez, utilizou a música como conforto para uma fase difícil da vida.

Música como apoio

Aos cantora conta que chegou a compor 50 canções ao longo da vida, sempre tentando criar memórias sobre os momentos tristes e felizes que viveu. “A música é a linguagem da alma”, diz.

Até oito anos atrás, mesmo com cantas canções, Angela não nem pensava em ser cantora profissional. Todo esse tempo ela se apresentava apenas para amigos e familiares.

Foi então que Carlos teve a ideia de gravar a vovó cantando, para que pudesse mostrar aos filhos quando eles crescessem.

Aí ele viu quanto potencial a avó tinha e resolveu reacender a esperança dela de se tornar uma cantora.

“Eu não sabia que essas músicas eram como um diário de sua vida. Tudo fazia sentido”, disse. “Você pode ouvir a vida que ela viveu em seu canto.”

Primeiras gravações

Angela comentou com Carlos que sonhava em gravar um CD para eternizar a voz dela. Só que, como tinha a própria carreira, ele foi deixando esse plano de lado.

As gravações ficaram guardadas até Carlos mostrar para um amigo produtor, Misha’al Al-Omar, que fez um questionamento que mudaria tudo!

“Você está esperando que ela morra?”

“A pergunta me derrubou”, disse Carlos. Ele então combinou de levar a avó para Los Angeles, onde mora, para gravar as canções em um estúdio profissional.

O primeiro álbum de Angela saiu em 2021 e, sem ela esperar, alguém da gravadora espalhou as canções.

Não demorou muito para a cubana estourar e virar uma grande sensação entre os latinos que vivem nos Estados Unidos.

Sucesso aos 94

Até o ano passado, quem perguntasse a Angela se ela viveria de música, a resposta com certeza seria “não”!

Só que, mais uma vez, a idosa foi surpreendida. O sucesso foi tanto que ela acabou sendo indicada ao Grammy Latino.

Angela fez história na noite da última quinta-feira, 17, como a pessoa mais velha a ganhar a estatueta.

No palco do Grammy Latino, ela disse que estava dedicando o prêmio “a Deus e à minha amada pátria, Cuba, que jamais poderei esquecer, e também a todos aqueles que ainda não realizaram o seu sonho.”

E deixou um ensinamento:

“Mesmo que a vida seja difícil, sempre há uma saída e com fé e amor poderemos encontrá-la. Garanto que nunca é tarde”, disse ainda Angela Alvarez em seu discurso. Ela foi muito aplaudida.

Depois da premiação, ela concedeu uma entrevista coletiva e até cantou: “Pedacito de patria, pedacito de cielo, eres tú mi consuelo, a ti quiero volver y contemplar tus paisajes para extasiarme de nuevo”.

“O que sinto é inexplicável”, disse a cantora. “A música é a linguagem da alma. Podemos entender tantas coisas por meio da música”, finalizou.

ASSISTA:

https://www.youtube.com/watch?v=AAkAs4Ut7No&feature=emb_imp_woyt